A Agenda 2030, da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – Semplan, a Urban95 e o Instituto de Arquitetos do Brasil realizaram hoje (28) uma oficina junto a representantes de diversos órgãos da Prefeitura de Teresina para a formatação do Plano Bairro Amigável à Primeira Infância.
A iniciativa tem como principal objetivo fazer um levantamento de todas as ações que possam estar sendo planejadas ou executadas que tenham como foco as crianças de 0 a 6 anos e, com base nisso, unificar as estratégias de atuação.
“Teresina tem um Plano Municipal para a Primeira Infância e lá estão previstas diversas ações transversais e essas secretarias e superintendências são protagonistas dessas ações. O que estamos fazendo é a convergência delas com o único propósito de proporcionar às nossas crianças uma cidade que as possa oferecer um ambiente mais acolhedor, estimulante, saudável e seguro”, afirma Leonardo Madeira, coordenador da Agenda 2030.
O encontro aconteceu na sede do programa Viver+Teresina, também integrante da Semplan. O grupo tem em fase de planejamento diversas obras e iniciativas voltadas para a construção de espaços de brincadeira, estímulo e aprendizado.
“Para nós essa oficina proporcionou um contato mais estreito com esses outros órgãos que serão aqueles que utilizarão e coordenarão esses equipamentos que estamos projetando. Então, é muito importante que possamos trabalhar em conjunto”, afirma Bruno Quaresma, diretor geral do Viver+Teresina.
Além da equipe do Viver+Teresina, participaram da oficina representantes da Secretaria Municipal de Educação – Semec; Fundação Municipal de Saúde – FMS; Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres – SMPM; Superintendência Municipal de Ações Descentralizadas – Saad Norte; e Guarda Municipal.