Semcaspi assina Termo de Colaboração com a ASA para execução de ações na Casa de Zabelê nesta terça-feira (29)

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e a Ação Social Arquidiocesana (ASA) realizam, nesta terça-feira, 29, às 14h, a assinatura do termo de colaboração para a execução de ações na Casa de Zabelê, localizada na avenida Pedro Freitas, S/N.

A Casa de Zabelê, onde acontecerá a assinatura, é um serviço que atende crianças e adolescentes e suas respectivas famílias, em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social, com o objetivo de prevenir e enfrentar as diversas violações de direitos, possibilitando ao público atendido o fortalecimento de sua autodefesa e a valorização da vida, com execução de estratégias voltadas à prevenção e enfrentamento as violações de direitos de crianças e adolescentes com uma proposta metodológica que permite uma visão global da realidade.

Segundo o secretário da Semcaspi, Alan Cavalcante, a assinatura do termo vem dar continuidade ao compromisso de fortalecimento das instituições que contribuem para o desenvolvimento da Política de Assistência Social no município.

“Estamos muito felizes em, mais uma vez, dar continuidade a essa parceria que tanto contribui para a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes”, afirma.

A coordenadora e assistente social da Casa de Zabelê, Stephanie Maria, informa que o local completa 27 anos, em 2023, sempre na luta em defesa dos direitos. “Estaremos fortalecendo a parceria com a Prefeitura de Teresina para a continuidade dos nossos serviços que abrangem as crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, oferecendo atividades artísticas de dança, oficinas temáticas que trabalham a garantia de direitos e qualificação profissional, entre outros”, disse.

Entre os compromissos da Casa de Zabelê estão: exercício do protagonismo juvenil para o empoderamento de crianças, adolescentes e jovens, objetivando o alcance dos direitos sociais e resgate da cidadania; viabilizar experiências que contribuam para à construção de projetos individuais e coletivos dos beneficiários, além do desenvolvimento de sua autoestima e autonomia; envolver as famílias nas ações desenvolvidas para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Além disso, também promove ações de prevenção e enfrentamento das formas de violência e trabalho infantil, por meio de ações articuladas em rede para o alcance de uma cultura de prevenção na comunidade escolar e nos serviços socioassistenciais; possibilita o reconhecimento do trabalho e da educação como direito no âmbito da cidadania e desenvolve conhecimentos sobre o mundo do trabalho por meio da qualificação através da realização de cursos profissionalizantes de moda, serigrafia e áreas congêneres, além de encaminhamentos para o mercado de trabalho dos atendidos na condição de aprendiz, entre outras atribuições.

A ASA é uma organização da sociedade civil, privada, sem fins lucrativos, que desde 1956 desenvolve ações centradas nas áreas de Assistência Social e Saúde.