[ad_1]
A aplicação da 1ª fase da 2ª Olimpíada Mirim da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foi realizada, nessa segunda-feira (28), reunindo mais de mil estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da rede estadual de educação. Inspirada na Obmep, a edição infantil tem por objetivo transformar a relação das crianças com a disciplina de matemática por meio de propostas lúdicas e recreativas que incentivem a difusão de conhecimentos e identifiquem talentos pela área.
Para apoiar e incentivar a realização da olimpíada, a equipe da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) visitou a Unidade Escolar Agnelo Pereira, localizada zona sudeste de Teresina, para um momento de acolhida e um bate-papo sobre a importância das avaliações externas na vida das crianças.
Realizadas nas próprias unidades de ensino, as provas são compostas por 15 questões objetivas de múltipla escolha, com duração máxima de 1 hora e 30 minutos. As questões propostas apresentam conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e têm a pontuação de 1 ponto, cada, totalizando 15 pontos. A correção e divulgação do resultado das provas são de responsabilidade dos professores das próprias escolas.
A divulgação dos classificados para a 2ª fase da competição científica será no período de 29 de agosto a 10 de setembro. Cerca de 20% dos estudantes com melhor desempenho terão vaga garantida na segunda e última etapa da olimpíada, que será no dia 9 de novembro, além da premiação de medalhas de ouro, prata, bronze e certificados.
De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, uma das grandes metas de sua gestão é melhorar a aprendizagem e proficiência dos estudantes piauienses em matemática. “Queremos difundir cada vez mais o conhecimento da matemática, disciplina imprescindível e base para o aprendizado de todas as disciplinas, assim como o português. Temos incentivado muito isso com o Torneio de Matemática e a Obmep. O nosso grande objetivo é que o Piauí chegue à liderança do ranking do Ideb e tenha a melhor educação do Brasil”, declarou o gestor.
Sobre a olimpíada mirim
A Olimpíada Mirim Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o apoio da B3 Social, da Capes e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).
Dentre os seus objetivos, estão: estimular e promover o estudo da matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; promover a difusão da cultura matemática; identificar jovens talentos; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
[ad_2]