Projeto Teatro do Futuro chega à Rede Municipal de Ensino de Teresina

A Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no bairro Angelim, zona Sul de Teresina, foi a primeira unidade de ensino da Rede Municipal de Teresina a ser contemplada pelo projeto Teatro do Futuro. A iniciativa é implementada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) em parceria com a Aegea Saneamento e desenvolvida pela Companhia de Circo Teatro Sem Lona.

O teatro levará para as crianças da Rede Municipal conhecimentos acerca do saneamento básico, de modo a orientar os estudantes sobre a importância da água e maneiras de preservar esse recurso natural. Por meio de telas de LED, o projeto irá discorrer sobre o ciclo da água, desde como chega às residências até os métodos de uso e descarte que a humanidade faz dela.

O projeto Teatro do Futuro será levado para 14 instituições educacionais, contabilizando 10 escolas municipais e 4 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Segundo a produtora local do projeto, Danielly Henning, o teatro funcionará em um ambiente completamente digital, transformando o interior da carreta móvel em um ambiente interativo e mágico.

“Todo o ambiente é digital, o que permite ao espectador a sensação de estar imerso na própria história, em uma realidade envolvente que estimula os sentidos humanos. Essa interação cria a ilusão de proximidade com atividades do mundo real, mergulhando o público em um ambiente virtual envolvente”, finaliza Danielly.

O projeto funcionará entre os dias 30 de agosto e 24 de setembro de 2023. As unidades de ensino contempladas são: E.M. Murilo Braga, E.M. Monteiro Lobato, E.M. Jornalista João Emílio Falcão, E.M. Parque Piauí, E.M. Roberto Cerqueira Dantas, E.M. Altina Castelo Branco, E.M. Oscar Cavalcante, E.M. Padre Ângelo Imperialli, E.M. Darcy Pereira Carvalho, CMEI Santa Maria das Vassouras, CMEI Júlio César, CMEI Maria do Carmo, E.M. Santa Maria das Vassouras e CMEI Jofre Castelo Branco.