Nova diretoria do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência é empossada

[ad_1]

A posse da nova diretoria do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), biênio 2023-2025, foi realizada nesta segunda-feira (04), no auditório da Secretaria para Inclusão da pessoa com Deficiência (Seid). O Conede-PI é um órgão deliberativo paritário, de caráter permanente, que integra a estrutura básica da Seid.

Apenas uma chapa foi apresentada, sendo eleita por aclamação. A nova diretoria empossada na manhã de hoje é composta pelo presidente Mauro Eduardo, secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência; pela vice-presidente Helena Lima, representante da Associação de Amigos dos Autista do Piauí (AMA-PI); pela primeira secretária Amparo Sousa, presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (ADEFT); e pelo segundo secretário Frederico Diniz, representante da Associação das Pessoas com Deficiência de Paulistana e Região (ADP).

Presidente do Conede-PI pela segunda vez, Mauro Eduardo destacou a importância do trabalho em equipe dentro do Conselho. “Não serei presidente sozinho, depende de todos nós, juntos, desenvolvermos um ótimo trabalho dentro do Conselho em prol das pessoas com deficiência. Então, é com essa união de esforços que vamos fazer a diferença”, destaca.

O Conede-PI visa à promoção e à divulgação dos estudos técnicos na administração pública estadual, fazendo campanhas de prevenção, sensibilização e conscientização em parceria com órgãos da sociedade civil e poder público. Visa também prestar apoio, orientação, estímulo, acompanhamento e fiscalização quanto à criação de conselhos municipais. Além de receber e encaminhar aos órgãos competentes, petições, denúncias e reclamações formuladas por qualquer pessoa ou entidade, quando ocorrer ameaça ou violação dos direitos da pessoa com deficiência que exija a adoção de medidas efetivas de proteção e reparação.



[ad_2]