Médicos participam de seminário online sobre acidentes com animais peçonhentos

[ad_1]

Os acidentes com animais peçonhentos acontecem em todas as regiões brasileiras, sendo considerado, um importante problema de saúde. No Piauí, o Centro de Informação Toxicológica do Estado (CITOX) realiza atendimentos (por telefone) para direcionar o paciente sobre as providências iniciais em casos de acidentes.

Diante da necessidade de expandir os conhecimentos sobre essa temática para a população, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) reuniu os médicos plantonistas do CITOX, Flávio Rocha e Gérson dos Santos, nesta segunda-feira (11), na primeira Webinar do cronograma estabelecido pela Divisa neste segundo semestre. O seminário online discutiu os acidentes com animais peçonhentos (serpentes, aranhas, abelhas e lagartas).

O foco das apresentações foram os casos de intoxicações especialmente causadas pelas serpentes, tendo em vista que são consideradas as mais frequentes. “A descrição da sintomatologia clínica e dos animais que são os causadores dos acidentes vão nortear para o tratamento específico, que finaliza com a soroterapia adequada, que é a aplicação do soro específico para cada espécie”, destacou Flávio Rocha.

Para o atendimento inicial nos casos de intoxicações, o Piauí conta com o CITOX, único centro de referência estadual em toxicologia. “Os atendimentos são realizados por um médico plantonista, através do número 0800 280 3661. Eles irão conduzir as orientações que antecedem o atendimento presencial nos serviços de saúde”, acrescentou a superintendente de Atenção aos Municípios da Sesapi, Leila Santos.

O cronograma de apresentações online sobre intoxicações terá continuidade na próxima quarta-feira (13), com a médica Lucimary Formiga, que abordará a temática “Escorpionismo: orientações gerais e conduta”. O acesso à apresentação estará aberto para a população em geral e profissionais de saúde no link https://piauiconectado.webex.com/piauiconectado/j.php?MTID=mf49a2d24395dbd59c6001352e3dcd582

Além de animais peçonhentos, a equipe atende ainda casos de intoxicações ocasionadas por medicamentos, produtos de limpeza, plantas, agrotóxicos, entre outros.



[ad_2]