Regularização Fundiária: Prefeitura inicia cadastro de famílias da Vila Poty nesta 3ª feira

A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), inicia, nesta semana, o cadastro das famílias da Vila Poty I e II, para dar continuidade ao processo de regularização fundiária da região.

As equipes estarão na zona sudeste a partir das 8h desta terça-feira (26). Os cadastros são realizados de porta em porta pela equipe da ETURB, devidamente fardada.

A coordenadora do Núcleo de Regularização Fundiária da ETURB, Camilla Rosal, pede que a população local facilite o trabalho das equipes.

“Geralmente, nossas equipes são bem recebidas, mas também existem algumas pessoas que, por medo de perderem seus imóveis, se recusam a fazer o cadastro. Garantimos que a Prefeitura não vai tomar nenhum imóvel. Pelo contrário! Nosso objetivo é exatamente o oposto. Ao regularizar a situação, o proprietário recebe o Registro de Imóveis, adquire segurança jurídica e será o detentor legal do imóvel, podendo colocá-lo como garantia em financiamentos e deixá-lo de herança para seus entes queridos”, afirma a coordenadora.

Documentos necessários

O cadastro é realizado com todos os ocupantes, no entanto, as casas cedidas e/ou alugadas, lotes vagos ou em construção, não serão titulados em nome do proprietário.

“Para realizar o cadastro, os moradores devem apresentar seus documentos pessoais (RG, CPF e certidão de casamento, divórcio ou óbito do cônjuge, quando for o caso), comprovante de residência e algum documento que comprove a posse do imóvel, como recibos ou contratos”, acrescenta a diretora do setor, Thaís Rosal.

Regularização fundiária

A regularização fundiária valoriza o imóvel, integra a área ao ordenamento territorial do município, facilitando a instalação de equipamentos públicos e serviços na região, tais como hospitais, escolas, creches e espaços de convivência. “Quando regularizamos um imóvel, damos segurança jurídica ao teresinense, que sairá de uma realidade de ocupação para uma realidade de regularização”, afirma o presidente da ETURB, João Duarte.