Semec e Semplan trazem para Teresina projeto internacional

A Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), realizou formação com servidores sobre o Programa Aprender Brincando, na manhã desta terça-feira (26), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, zona norte de Teresina. A palestra do projeto “Pé de Infância” foi ministrada por convidadas vindas de São Paulo, Cice Galouro e Mariana Pedroso, representantes da iniciativa URBAN95 e do Instituto Allma HUB.

O evento teve como objetivo orientar a coordenação da Educação Infantil da Semec acerca de propostas para mudança nos paradigmas, de modo a estimular dentro das famílias de estudantes de CMEIs a cultura da não violência e da afetividade entre pais e filhos.

“Programa Pé de Infância busca tratar as crianças como protagonistas, por isso trabalhamos, sobretudo, com as escolas que acreditamos ser o órgão de maior confiança da família e o ponto de partida para a mudança de comportamento das crianças e de seus pais”, pontua Cice.

 

Segundo a Gerente de Educação Infantil da Semec, professora Marinalva Sena, o Aprender Brincando vem para promover a integração das famílias e aproximar-lhes da escola, o tempo de qualidade com as crianças, o acompanhamento da vida escolar e outros tipos de troca entre comunidade escolar e pais.

“Em período pós-pandêmico, onde crianças ficaram mais ansiosas e depressivas, sem muito contato social e socialização, essa parceria visa a trabalhar com a criança seus aspectos físicos, emocionais, psicomotores”, afirma a gestora.

Por meio de conteúdos literários, musicais, audiovisuais, as orientações represadas procuram unir brincadeiras com ações pedagógicas, a fim de proporcionar uma educação que respeite o tempo próprio de desenvolvimento dos estudantes.

“A mudança de paradigmas tradicionais da educação é trabalhada principalmente no projeto Caixa de Ferramentas. Buscamos substituir comportamentos nocivos, em geral culturais, enraizados, os quais mal se percebe a prática, e estudar estratégias que poderiam ser efetivadas para um melhor desenvolvimento integral das crianças”, acrescenta Mariana Pedroso.

A URBAN95 é uma rede internacional que busca trabalhar a perspectiva das cidades segundo 95 cm, no caso uma analogia com a altura das crianças, de modo que a iniciativa busca tornar o mundo acessível e respeitoso para os cidadãos em seus anos iniciais. Ao trazer para Teresina as ações da organização, a parceria Semec e Semplan busca estimular a cultura de paz e o desenvolvimento saudável para toda a comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino.