Semec participa da 20ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologias e Inovação da UFPI

A Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), por meio do Cidade Olímpica Educacional (COE), participou da 20ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologias e Inovação, promovida pela Universidade Federal do Estado do Piauí (UFPI). O evento contou com a presença de alunos do Ensino Médio das escolas técnicas e estaduais, que participaram de uma atividade chamada “Oficina de Foguetes”, que incluiu palestras e atividades práticas lideradas pela equipe do COE da Semec.

Durante o evento, os alunos participantes tiveram a oportunidade de criar foguetes experimentais, usando cortes de garrafas PET, balões e canos de PVC. Esses artefatos são parte de um projeto desenvolvido por alunos da Rede de Ensino da Semec. A professora Regina Ibiapina, membro do Cidade Olímpica Educacional, conduziu a palestra juntamente com as atividades práticas e enfatizou a importância dessas atividades.

“Quando prestamos serviços a um lugar, esse local nos abre portas. Nós viemos aqui para apresentar e desenvolver esse projeto importante criado no COE. Esta é uma oportunidade para os alunos da Semec, pois nossa parceria com a UFPI pode e vai abrir portas para que nossos alunos possam visitar o campus, laboratórios, participar de feiras e eventos”, disse Regina.

O secretário executivo de Ensino, professor Reinaldo Ximenes, também esteve presente na ocasião e expressou seu entusiasmo. “É um privilégio para nós, da Secretaria Municipal de Educação, participar da 20ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologias e Inovação, em colaboração com a UFPI. O Cidade Olímpica Educacional tem desempenhado um papel fundamental na educação dos jovens, e o convite para este evento, que reúne alunos formados no nível superior, enfatiza a relevância das atividades que promovemos na Semec” disse.

Ainda sobre a educação dos alunos, Reinaldo Ximenes completa: “Nossa missão é contribuir para o crescimento e desenvolvimento de todos os alunos, independentemente de sua origem, seja das escolas municipais, estaduais ou técnicas. Acreditamos que a educação é um bem que deve ser compartilhado com todos, visando ao aprimoramento da sociedade como um todo”.

O Dr. Anderson Nogueira, professor do Departamento de Biofísica e Fisiologia da UFPI, expressou sua gratidão pela presença da equipe do Cidade Olímpica Educacional.

“A colaboração do Cidade Olímpica Educacional é de suma importância para nós da UFPI, especialmente no contexto do nosso foco deste ano em trabalhar a temática da sustentabilidade. Ter uma oficina de foguetes que utiliza materiais recicláveis, resgatando o que seria, teoricamente, descartado e prejudicial ao meio ambiente, está perfeitamente alinhado com os princípios das ciências básicas. A parceria entre o COE e a UFPI fortalece a educação dos alunos, mostrando que somos capazes de transformar algo que poderia ser”.