O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia de hoje, 20 de novembro, em todo o Brasil. A data celebra a cultura e a arte afro-brasileira, bem como é usada para lembrar do histórico de discriminação racial do país e para valorizar a diversidade étnica. Em alusão ao dia, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais de Teresina realizam atividades lúdicas e pedagógicas com estudantes, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
A Escola Municipal Poeta da Costa e Silva realiza nos dias 20 e 21 de novembro o II Festival de Arte e Cultura Negra do Poeta, com uma programação que conta com apresentações teatrais e de dança, oficinas de turbante, concurso de beleza, exposição de peças artísticas e mostra de culinária típica.
Segundo o diretor adjunto, professor José Manoel, a mostra é composta por obras produzidas por alunos da instituição e amanhã serão recebidas participações de instituições externas.
“A Associação das Pastorais das Mulheres Negras (APNs) ministrará uma oficina de turbante e em seguida fará um desfile das produções. Coisa de Negro apresentará dança. Um grupo de capoeira realizará o ritual da arte marcial, com a roda, os instrumentos, a dança e a luta”, destaca.
O CMEI Jonas Pereira da Silva realiza na instituição o projeto ‘O amor não tem cor’, focado em valorizar a contribuição afrodescendente na construção da identidade cultural brasileira. O grupo de capoeira Escola do Brasil ensinou as principais regras, golpes e práticas da arte marcial.
“Acreditamos que a escola deve preparar as crianças desde cedo para adquirirem uma consciência crítica, com atitudes positivas de respeito e valorização étnico-racial”, afirma Miridan Soares, professora de Maternal I da instituição.
O CMEI Dom Miguel Fenelon Câmara Filho trabalhou as leituras de ‘Menina Bonita do Laço de Fita’, ‘O Menino Marrom’ e ‘O Cabelo de Lelê’ durante o mês de novembro, histórias reconhecidas pela valorização da cultura e etnia negras.
Segundo a diretora e professora Anelina Rodrigues, hoje foi realizada a acolhida temática ‘Respeito não tem cor, tem consciência’. “As professoras Edirene e Francisca mostraram de forma lúdica a importância do respeito a todos, independentemente da cor de pele. Destacamos a cultura afro-brasileira, sua herança e legado”, pontua.
A E. M. Serafim realizou palestra, contação de histórias, apresentação de artes temáticas produzidas por alunos e realização de penteados afro em estudantes. E a E. M. Alcides Lebre promoveu narração de histórias em perspectiva de conscientização à valorização da cultura negra para as turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, com aproximadamente 80 alunos. Ainda realizam atividades de comemoração ao Dia da Consciência Negra os CMEIs Noélia Maranhão, Angelim IV, Monte Verde, Chico Xavier, dentre outras unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Teresina.