A Escola Municipal Alcides Lebre, localizada no bairro Três Andares, zona Sul de Teresina, realizou a culminância do projeto Mundo da Leitura em forma de coral comemorativo às festas de Natal de 2023. Participaram da ação estudantes do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. O projeto é implementado nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) pela Secretaria Municipal de Educação (Semec).
O diretor da escola, professor Vanilson Brito, destaca que os estudantes treinaram para o momento durante as aulas de Iniciação Musical, ofertadas pela Semec no Núcleo Diversificado, aplicado no Programa Escola de Tempo Integral. “O projeto tem o objetivo de alfabetizar. A gestão, junto da equipe escolar, amplia a abrangência interdisciplinar, trabalhando além do letramento as relações pessoais entre alunos, famílias e escola”, afirma.
O gestor da Alcides Lebre considera que o ensino da música nas escolas é importante para garantir desenvolvimento social, afetivo, emocional e educacional das crianças. A professora Suely Lopes, responsável por ministrar as aulas de música do Núcleo Diversificado na escola, enfatiza o interesse e desempenho dos estudantes nas aulas. “Realizei o treinamento para o coral nos horários das aulas de música. Estes momentos acontecem de forma bem natural, porque as crianças gostam de cantar”, pondera.
Suely aponta que as aulas foram importantes para promover a formação educacional dos estudantes, na medida que torna o aprendizado mais atrativo e dinâmico. “Além de ser uma atividade prazerosa, a música contribui para o desenvolvimento da oralidade e escrita porque estimula a participação do estudante. Aquela criança que chega um pouco mais retraída fica mais descontraída”, acrescenta.
O projeto Mundo da Leitura é uma parceria entre a Semec de Teresina e a Editora Evoluir, por meio da qual buscam incentivar a leitura dos estudantes da capital e a ampliação e qualificação do acervo das instituições públicas municipais. Participam da iniciativa as escolas Alcides Lebre, Valdemar Sandes, Mário Quintana, Monteiro Lobato e o CMEI Adelaide Fontenele.