Os alunos da Rede Municipal de Educação medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), retornaram para Teresina nesta quarta-feira (12) trazendo o símbolo de uma conquista muito importante para a educação teresinense.
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), recebeu os medalhistas, parabenizando e incentivando a participação dos alunos da Rede nas olimpíadas de conhecimento científico através do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE), que visa estimular a participação de estudantes da rede nas competições de conhecimento e de professores capacitados que auxiliam os alunos nos estudos em suas escolas.
Os alunos Emanoel Cruz Santos Mendes, da Escola Municipal Júlio Lopes Lima; Ezequiel Cabral da Silva, da Escola Municipal Deputado Antonio Gayoso; Isaac Avelino Batista Rodrigues, da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; e Jônatas Benjamin da Silva Negreiros, da Escola Municipal Professor Manoel Paulo Nunes, foram os quatro medalhistas de ouro na OBMEP. Juntamente com medalhistas de todas as regiões do Piauí e do Brasil, os alunos teresinenses participaram na última terça-feira (11), no Rio de Janeiro, da cerimônia de celebração da conquista do ouro.
Para o coordenador da disciplina de Matemática do COE, Reginaldo Fernandes, é de grande importância a preparação e o acompanhamento dos alunos que participam de olimpíadas. O professor demonstrou muita alegria com o resultado das aulas e da preparação realizada com os alunos. “O nosso carro-chefe é a OBMEP, nesse ano tivemos 16 medalhistas em nível nacional, desses 16 alunos, 4 foram medalhistas de ouro. Estamos muito orgulhosos do objetivo deles ter sido alcançado. O sentimento é de grande satisfação, é o resultado do empenho de uma equipe de professores que abraçam essa missão”.
O aluno Isaac Avelino conta que a preparação e o apoio dado pela Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi importante para o bom desempenho. O estudante relata que a experiência de ir até o Rio de Janeiro foi algo muito bom. “Fiquei sem palavras ao receber a notícia. Quando chegamos lá, fomos muito bem recebidos, ficamos em um hotel muito bom, o evento e a cerimônia foram muito bem organizados”.
Familiares estavam esperando a chegada dos alunos no Aeroporto de Teresina. Eles demonstraram muita emoção e orgulho da conquista dos estudantes. Os Irmãos do aluno Ezequiel Cabral, Emanoel Silva e Samuel Silva, expressaram muita emoção com a conquista do estudante. “Estamos muito felizes, sempre incentivamos o estudo dele, tirávamos as dúvidas e ajudávamos. É a primeira vez que alguém da nossa família ganha uma medalha tão importante, é como se essa conquista fosse nossa também”.