O Diário Oficial do Município de Teresina publica, nesta terça-feira, 8, edital de concurso público para a Guarda Civil Municipal. O prefeito Dr. Pessoa autorizou a abertura de 100 vagas e mais cadastro de reserva para composição do quadro de funcionários da guarda.
O cadastro de reserva da GCM neste concurso pode chamar até 70 candidatos, totalizando um total de 170 vagas.
“A nossa intenção é que a guarda possa prestar cada vez mais bons serviços para a população de Teresina, seja protegendo o patrimônio público ou as pessoas”, disse o prefeito Dr. Pessoa.
De 2021 a 2023, a GCM ganhou uma série de benefícios estruturais e de valorização da categoria.
A guarda ganhou uma nova sede ampla e dotada de toda estrutura para repouso e serviços. Um total de 22 novas viaturas foram entregues adaptadas para o transporte dos detidos. Foram formados e ampliados grupamentos especiais como a Guarda Maria da Penha, Canil, Grupamento de Proteção Ambiental e o Rondas Ostensivas Municipais – ROMU. O grupamento e o ROMU foram criados na gestão de Dr. Pessoa.
O estatuto da GCM, uma reivindicação antiga, também foi reformulado e hoje a corporação pode concorrer em editais nacionais. Esse texto incluiu ainda o plano de cargos e salários. Além disso, está sendo criado o Fundo Municipal de Segurança Pública e as academias da guarda que, com isso, poderá garantir a qualificação de novos guardas e também requalificar os que já atuam na capital. Além disso, vai possibilitar o treinamento para guardas de outros municípios.