Ação sobre educação financeira é promovida na Escola Municipal Santa Clara

A Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), promove a Coleção Financinhas na Escola Municipal Santa Clara, na zona Sul de Teresina. A coleção é uma proposta do Programa Financinhas, voltado para a educação financeira no Ensino Fundamental. A iniciativa tem o intuito de promover um conhecimento básico sobre o universo financeiro entre alunos de 6 a 10 anos, refletindo a importância da gestão do dinheiro desde a infância.

Lançado em 2021, o Programa Financinhas nas escolas é direcionado a crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Seu objetivo é abordar conceitos de educação financeira que englobam valores como cooperação, participação, autoconhecimento e senso de comunidade. Dessa forma, o programa busca estimular comportamentos que contribuam para a formação de bons hábitos financeiros e de cidadania.

A Escola Municipal Santa Clara já implementa práticas de educação financeira desde 2022, reconhecendo sua relevância. Na última segunda-feira (21), a unidade de ensino promoveu uma palestra sobre o tema, voltada para alunos do 1º ao 9º ano. A ação foi dividida em dois momentos: um para os estudantes do 1º ao 5º ano e outro para aqueles do 6º ao 9º ano. A unidade atende atualmente cerca de 320 alunos em regime de tempo integral.

O diretor da escola, Evaldo Pereira, destacou a importância da educação financeira em um contexto de desigualdade social no Brasil. Ele enfatizou que essa educação não se limita ao empreendedorismo, poupança ou investimento, mas também ensina a aproveitar os recursos disponíveis de forma responsável. “Educação financeira hoje, principalmente para nós brasileiros, que vivemos numa sociedade desigual, faz-se necessária desde os primeiros anos, durante a nossa formação, tanto quanto pessoa como profissional”.

A Semec, em conjunto com a E.M. Santa Clara, busca formar cidadãos conscientes e capacitados para lidar com questões financeiras desde a infância. Sendo assim, a instituição prima pelos pilares do empreender, do investir e do poupar.