A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nessa segunda (21), em São João do Arraial, a solenidade de lançamento do PAA Leite no território dos Cocais. Ao todo, mais de 3 mil famílias de 16 municípios da região serão beneficiadas com a destinação do alimento produzido por agricultores familiares.
A secretária Rejane Tavares participou da solenidade de entrega. Ela destaca que o programa volta à execução com o objetivo de atender as famílias em situação de vulnerabilidade.
“O PAA Leite retorna ao Piauí após 10 anos. Tem gente aqui que recebeu esse leite e agora pode ajudar as outras gerações. A entrega garante a proteína de leite, o cálcio para os idosos e os nutrientes para as crianças em fase de crescimento”, destacou Rejane Tavares.
A destinação do leite é voltada ao consumo, sendo entregue a três grupos: mulheres gestantes, as mães de crianças da primeira infância e pessoas idosas.
O território é o quarto a ser contemplado pelo programa, que já atende as regiões dos Carnaubais, Entre Rios e Planície Litorânea. No território dos Cocais, serão atendidos os municípios de Barras, Batalha, Brasileira, Campo Largo, Joca Marques, Joaquim Pires, Lagoa de São Francisco, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Milton Brandão, Nossa Senhora, Piracuruca, Porto, São José do Divino e São João do Arraial.
PAA Leite
O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), e em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), compra a produção de leite de pequenos e médios produtores para distribuir a famílias em situação de vulnerabilidade social.
O programa adquire o leite dos produtores, que é colhido pelos laticínios que fazem o processo de pasteurização. O produto é distribuído para as famílias em situação de vulnerabilidade socioassistencial selecionadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios.
Na primeira etapa, o programa atende municípios com índice muito baixo de IDH dos Territórios Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea. São beneficiadas famílias que estão registradas no Cadastro Único (CadÚnico). Cerca de 150 produtores de leite da região norte do Piauí também serão contemplados.