A onda de assaltos a mão armada na capital piauiense é alarmante. Em quase 100% dos casos os bandidos andam de motocicleta, mas a Polícia Militar do Piauí insiste apenas em fazer blitz para apreender carros com documentação atrasada, no lugar de estar nas ruas inibindo a ação dos criminosos e prendendo os verdadeiros bandidos, pois quem atrasa IPVA não é criminoso.
O aguabranquense Danrley Silva, conhecido jogador de futebol de toda a Região do Médio Parnaíba, funcionário de uma empresa do ramo farmacêutico e concludente do curso de Ciências Contábeis de uma faculdade particular de Teresina, foi assaltado no início da noite desta Terça-feira, 12 de Junho de 2018, ao sair do trabalho para ir assistir aula numa auto escola no Bairro Vermelha, onde também mora. Dois elementos numa motocicleta e armados com revolveres, tomaram o aparelho de telefone celular, documentos, dinheiro e outros pertences do jovem aguabranquense de 23 anos e ainda atiraram contra ele. Por proteção Divina um dos tiros passou apenas próximo a sua cabeça.
Falando a reportagem do MPiauí, Danrley Silva, chorando disse: “Penso em abandonar tudo e voltar para Água Branca, não aguento mais! Em quatro anos que moro em Teresina fui assaltado cinco vezes. São sempre uns caras de moto. Eles andam circulando paradas de ônibus, colégios, padarias, supermercados, bancos, sempre nos horários de maior movimento. A polícia tinha que ser mais presente. Luto tanto para vencer na vida, a troncos e barrancos estou me formando agora em Julho sem nunca ter perdido um período, sempre fui muito responsável em tudo que faço, mas vivemos num País que literalmente está entregue aos bandidos. Me parece que pessoas honestas e trabalhadoras é que estão à margem da sociedade, é que são de fato os lixos sociais que nosso País produz. Pessoas direitas são desrespeitadas, desonradas, só bandidos tem vez”, desabafou.
Foto recente de Danrley Silva durante a aprovação do seu TCC na faculdade onde termina o curso de Ciências Contábeis
A violência no Piauí é tão grande que segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, mais de 600 veículos foram tomados em assaltos em apenas 3 meses.
Levantamento da Segurança Pública do Estado do Piauí aponta que o roubo de veículos cresceu 32% no primeiro trimestre deste ano. De Janeiro a Março de 2018, 678 veículos foram levados por assaltantes em todo o Estado.
O delegado Luciano Alcântara, coordenador da Polinter, associa o número de roubos ao crescimento da criminalidade.
“Alguns presos que faziam parte de quadrilhas foram presos em 2017 e postos em liberdade no início deste ano. A Polinter faz o monitoramento, mas são muitos criminosos”, explica o delegado que dá orientações importantes para evitar ser um alvo fácil dos criminosos.
“Se estiver chegando ou saindo de casa, preste bastante atenção na movimentação da rua. Se houver algum carro parado com pessoas dentro, não entre em casa. Se tiver pessoas desconhecidas na rua também não entre. Dê uma volta e se for o caso ligue para o 190 para informar que há uma pessoa estranha na rua”, orienta Luciano Alcântara.