Agenda Teresina 2030 leva experiência local para evento sobre desenvolvimento metropolitano em Florianópolis

A Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – Semplan, participa, nesta segunda-feira (20), do 1º Diálogo Nacional-Local no Brasil e Laboratório UrbanShift, em Florianópolis (SC), apresentando a experiência do planejamento de desenvolvimento sustentável de Teresina.

O objetivo do evento é promover uma discussão estratégica e prospectiva sobre modelos de planejamento metropolitano que fortaleçam a governança e acelerem o desenvolvimento urbano sustentável. Já o Laboratório UrbanShift focará na discussão técnica e baseada em evidências sobre formas para a integração da ação climática no planejamento e governança da região metropolitana de Florianópolis.

“Estamos participando desse evento, que traz uma discussão sobre desenvolvimento metropolitano, junto com os gestores da prefeitura de Timon, nossa irmã maranhense que integra a Ride junto com outros treze municípios. É um momento de discussão de soluções” explica Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.

O 1º Diálogo Nacional-Local no Brasil e Laboratório UrbanShift acontece até o dia 22 e é oferecido pela Plataforma Global UrbanShift com o Instituto de Recursos Mundiais (WRI – World Resources Institute), em conjunto com o ICLEI América do Sul, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Cidades (MCID), e Superintendência de Desenvolvimento das Regiõe Metropolitana de Santa Catarina (SUDESC).

O que é UrbanShift

UrbanShift é um programa financiado pelo Global Environment Facility (GEF) que apoia governos subnacionais na adoção de soluções inovadoras e integradas para o desenvolvimento urbano sustentável. A Plataforma Global UrbanShift e os Projetos Nacionais GEF-7 do ciclo de financiamento, que inclui o projeto brasileiro CITinova II, fazem parte do programa, juntamente com os membros do ciclo anterior, GEF-6, formando uma rede global de 51 governos subnacionais.