A Secretaria Municipal de Educação (Semec), através da Escola Municipal Raimundo Nonato Monteiro Santana, levou os alunos das turmas do 7º ano para visitarem o Memorial Esperança Garcia. A visita foi supervisionada pelas professoras Arlene Rodrigues e Valdenia Carvalho. As profissionais vêm ministrando em sala de aula sobre a diversidade cultural e racial do território brasileiro.
“Ao visitarem esse memorial, os alunos tiveram uma oportunidade única de entenderem melhor a trajetória de Esperança Garcia. Os estudantes também puderam refletir sobre as injustiças que ela, seus filhos e companheiros sofreram. Essa temática está sendo abordada em sala de aula e é um objeto de conhecimento importantíssimo”, pontuou a diretora da escola, Suzana Sara.
A memória de Esperança Garcia é símbolo de força e inspiração. Foi uma mulher negra escravizada em uma fazenda do Piauí. Ela denunciou os maus-tratos sofridos por ela e seus filhos através de uma carta enviada ao Governador do Piauí na época. Esperança foi reconhecida como a primeira mulher advogada.
No Piauí, a Lei 5.046, artigo 5º, de 7 de janeiro de 1999, instituiu o dia 06 de setembro, data em que a carta foi enviada ao governador, como o Dia Estadual da Consciência Negra. O Memorial Zumbi dos Palmares, dedicado à cultura negra em Teresina, passou a se chamar Memorial Esperança Garcia em homenagem à Esperança.
A Prefeitura de Teresina e a Semec apoiam iniciativas como a visita ao Memorial Esperança Garcia, que proporciona aos alunos da Rede Municipal de Educação o enriquecimento do aprendizado em sala de aula.