Alunos de língua portuguesa do Cidade Olímpica Educacional realizam exposição de cordel

Para finalizar o primeiro semestre letivo, os alunos da disciplina de língua portuguesa do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE) da Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizaram uma exposição de cordel e xilogravuras.

Guiados pelo professor Orlando Nascimento, os estudantes reuniram-se no pátio do Centro de Formação Professor Odilon Nunes (CEFOR), na zona Norte de Teresina, onde junto com os colegas de outras disciplinas puderam ver a exposição e, se cativados, declamarem cordéis em troca de um chocolate.

Leonara Melo, da Escola Municipal Monsenhor Mateus Rufino, é uma das autoras e participante do COE. Ela destaca que para escrever se inspirou nas festividades de São João. O cordel “Cheiro de São João” aborda as tradições desta época do ano. “Para criar o meu cordel me inspirei nas quadrilhas, na cultura nordestina, acho tudo muito encantador”, destaca a estudante.

A coordenadora do COE, Elinalva Barbosa, pontua sua satisfação com a conclusão do primeiro semestre e a boa execução da exposição. “Por meio da mostra de trabalhos, nossos alunos garantem o aprendizado de uma maneira diferenciada, assumindo o papel de protagonistas na aprendizagem. Com a exposição a gente valoriza o trabalho realizado dentro de sala de aula”.

Elinalva fez um convite especial aos alunos da disciplina de língua portuguesa. “No mês de agosto, a Semec vai realizar o evento “Mostra Pedagógica” e a turma de língua portuguesa está convidada para apresentar a atividade xilogravura e cordel durante o evento. Será uma grande feira do conhecimento, onde o COE vai participar mostrando as atividades desenvolvidas”, finaliza Elinalva.