Centenas de visitantes lotam o Cemitério do Renascença no Dia de Finados

Centenas de visitantes lotam o Cemitério do Renascença no dia de Finados. Foto: Ascom/SAAD Sudeste

Desde as 05h desta quinta-feira (02), centenas de pessoas compareceram ao Cemitério do Renascença, na zona Sudeste da capital, para visitar os túmulos dos seus entes queridos neste Dia de Finados. Para melhor receber os visitantes, a Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas – SAAD Sudeste I, realizou várias intervenções no cemitério, entre elas a limpeza e melhorias na iluminação.

Além das visitas, o cemitério disponibilizou ao público três missas celebradas pelo padre Antônio Carlos, da paróquia de Nossa Senhora da Conceição. As missas foram realizadas às 07h, 09h e a última no final da tarde, todas na Capela de São Francisco, que fica na parte interna do cemitério.

A superintendente da SAAD/Sudeste I, Vani Queiroz, esteve no cemitério para acompanhar de perto os serviços que estavam sendo oferecidos e para cumprir a determinação do prefeito Dr. Pessoa a respeito da limpeza e conservação dos cemitérios públicos de Teresina. Vani Queiroz destacou ainda que além do Cemitério do Renascença, a Prefeitura Municipal de Teresina também atuou na limpeza dos cemitérios dos bairros São Sebastião e Jardim Europa.

“Ao longo das duas últimas semanas mantivemos aqui várias equipes que atuaram no serviço de roço, capina e recolhimento do lixo dos três cemitérios. Esse serviço de limpeza voltará a ser realizado nos dias posteriores pra que haja a limpeza do lixo produzido durante das visitas”, disse Vani Queiroz, que aproveitou para parabenizar as equipes de limpeza que atuam diariamente para manter o Cemitério do Renascença como o mais limpo da cidade.

Comércio

A dona de casa Francisca de Jesus, que reside no bairro Todos os Santos, conta que todos os anos aproveita a data para vender flores e velas na frente no cemitério, ela afirma que as vendas sempre são ótimas e geram uma boa renda para a sua família. Sobre a movimentação deste ano, ela confirma que houve um aumento no número de visitantes, e isso resultou na venda de todos os produtos que ela havia disponibilizado.

“Estou voltando para casa feliz, pois vendi tudo o que trouxe aqui para o cemitério. Sei que pra muitos esse é um momento de dor e tristeza, porém para mim, que não tenho emprego fixo, é uma grande oportunidade de geração de renda”, comentou Francisca de Jesus.

Os cemitérios gerenciados ou apoiados pela Prefeitura Municipal de Teresina, estarão abertos até às 19h. Para garantir a segurança dos visitantes, a Guarda Municipal, a STRANS e à Polícia Militar estão realizando patrulhas nas proximidades dos três cemitérios.