Com 152 crianças matriculadas nas turmas do Berçário ao II Período, o Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Santa Teresinha iniciou as turmas do berçário com atendimento para 12 crianças em tempo integral. O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, esteve na manhã desta quinta-feira (29) visitando a unidade de ensino, localizada na zona rural Leste de Teresina. Acompanhado de pedagogas, professoras e direção da escola, Nouga Cardoso confirmou as condições do berçário e conversou com as mães que acompanham as primeiras semanas de atendimento às crianças.
O CMEI está com duas turmas para crianças a partir de 1 ano de idade (completo até o dia 31 de março de 2023). A diretora, professora Amanda Nunes, disse que a abertura das turmas é a realização de um sonho para muitas mães da comunidade.
“Estávamos ansiosos para ofertar o berçário em nossa comunidade. Atendemos 12 crianças que estão em fase de adaptação ainda, com a presença das mães. Esse era um desejo da comunidade e agora podemos atender essa necessidade com qualidade. Estamos focados em fazer um trabalho digno e que faça a diferença benéfica aos nossos pequenos”, ressalta a gestora. Ela acrescenta a sua gratidão ao prefeito de Teresina e ao secretário por esse olhar de cuidar das nossas crianças, “especialmente as do nosso berçário, onde as famílias tanto nos solicitavam essa turma e agora é uma realidade”.
“A vivência das crianças em espaços como o berçário proporciona um desenvolvimento com mais segurança e sabedoria. É uma determinação do nosso prefeito Dr. Pessoa a presença de berçários, especialmente na zona rural, atendendo a essa solicitação que também era um anseio da comunidade”, disse o secretário Nouga Cardoso.
A função dos berçários é estimular o desenvolvimento motor dos pequenos, a partir da realização de atividades educativas apropriadas para cada idade. O cuidar e o educar são os norteadores do processo de ensino e aprendizagem, e os profissionais são qualificados para o exercício diário. Nesse espaço eles aprendem, por exemplo, os seus limites corporais, a diferenciar o que ele é e o que é o mundo à sua volta, e também a brincar.