De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Saúde mental refere-se a um bem estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade. Em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia, sendo o Brasil o país mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de brasileiros, quase 10% da população conviviam com algum transtorno de ansiedade.
A psicóloga Ana Maria Lima com foco em Ansiedade, reforça que a ansiedade é algo importante para a vida, ela nos ajuda a ter disposição, energia e a realizar as coisas que fazem parte do nosso dia a dia. Por outro lado, ela precisa estar em harmonia e em equilíbrio para que cumpra essa função. Quando está em excesso, acaba tirando o brilho da vida. Por isso ela alerta a importância da psicoterapia para o controle da ansiedade.
“O medo, insegurança, aperto no peito, tristeza muitas vezes seguida daquela sensação ruim de que algo terrível vai acontecer conosco ou com alguém que amamos, são constantes na rotina da pessoa com ansiedade. O apoio psicológico é fundamental nesses momentos! Com a terapia é possível controlar a ansiedade e lidar melhor com os sentimentos e pensamentos. Além disso, ela auxilia a essas pessoas a se concentrarem no presente e entender o que realmente está acontecendo em sua vida, promovendo uma vida mais leve e menos ansiosa” comenta psicóloga.
Para psicóloga, blindar a saúde mental é fortalecer os pilares da mesma e diminuir ao máximo a probabilidade de adoecimento psicológico, isso é possível através de hábitos saudáveis, bons relacionamentos e autoconhecimento. A seguir algumas orientações para você leitor, blindar sua saúde mental controlar a ansiedade e ter uma vida mais leve.
Durma bem
O sono é responsável por recarregar nossas energias, o celular por exemplo quando com baixa carga, diminui sua produtividade, entra em modo de economia de energia, para que ele funcione bem com toda suas atribuições ele precisa ser recarregado, assim também acontece com a gente. Quando não dormimos bem, não conseguimos produzir o que desejamos, ficamos com dificuldade em manter a atenção e se concentrar, além de irritabilidade, estresse e outros. Boa parte da ansiedade é consequência de noites mal dormidas.
Pratique atividade física
O exercício físico produz endorfina e serotonina no corpo, que são os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação. São ansiolíticos naturais, estudos apontam que a prática de caminhada durante meia hora por dia três vezes por semana, durante três meses já pode causar os mesmos efeitos da sertralina, uma das medicações mais comuns para a ansiedade.
Tenha uma alimentação saudável
Evite bebidas alcoólicas e com cafeína, pois elas podem aumentar os níveis de ansiedade, assim como comidas com gorduras saturadas, excesso de industrializados e açucares. Autocuidado. Não se deixe de lado, o autocuidado começa pela higiene básica do dia-adia até atitudes de cuidado com o corpo e bem estar. O que você pode fazer por você hoje? É
um banho relaxante? Uma hidratação? Seja o que for, só não esqueça de se cuidar e se priorizar também.
Descanse e tenha tempo para o lazer
Lembre que são duas coisas diferentes, descansar e se divertir, não precisam acontecer só uma vez no ano e nas férias. Devem ser hábitos, devem ser constantes no dia-a-dia, refaça sua agenda e veja como adicionar os dois momentos durante o dia, assim como o sono eles são fundamentais para recarregar a bateria.
Bons relacionamentos
Chegamos a uma parte muito importante, nossos relacionamentos, sejam amorosos, de amizade, familiar tem grande impacto na nossa saúde mental. A nossa felicidade depende da qualidade dos nossos relacionamentos. Fuja de pessoas negativas, que tentam te diminuir, que não agregam valor nenhuma a sua vida. Se relacione com pessoas que te motivem, que sejam positivas, que agregam valor, que você possa aprender e crescer com elas.
Por último, mas não menos importante, o autoconhecimento. É através do autoconhecimento que podemos conhecer nossas potencialidades e fragilidades, como os fatores de risco e fatores de proteção. Os fatores de risco são pessoas, lugares ou situações que nos adoecem, que causam mal-estar, nos causa ansiedade, afetam nossa saúde mental de forma negativa. Já os fatores de proteção são pessoas, lugares ou situações que nos causam bem estar, nos causa leveza, afetam nossa saúde mental de forma positiva.
Então observe como você sente em determinadas situações e descubra seus fatores de risco e proteção, evitando os de risco que você não pode mudar, e abraçando os de proteção, usando sempre que necessário para se sentir bem. Aliado a isso, tenha hábitos saudáveis e bons relacionamentos. Você pode contar comigo ou outro profissional para conseguir colocar essas orientações em prática.
– Se cuide e tenha uma vida mais leve e menos ansiosa
Psicóloga Ana Maria Lima – Atendimento com foco em Ansiedade
Whatsapp: (86) 9.99931-7882
E-mail para contato: anamarialima18@hotmail.com
Instagram: @anamarialima.psicologa