Conselho Municipal de Cultura debate ações na área cultural para 2024

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Teresina realizou, na última quarta-feira (8), uma reunião para debater os desdobramentos da Audiência Pública sobre Financiamento da Cultura, ocorrida nessa terça-feira, dia 07 de Maio, na Câmara Municipal de Vereadores.

O encontro reuniu importantes figuras do cenário cultural e político da cidade, incluindo Francilina de Paula, suplente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC); Rosiane Castro, Conselheira da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN); Nildo Acioly, Conselheiro de Teatro e Circo; e Pedro Vidal, Presidente do CMPC e Conselheiro de Artes Visuais.

Durante a reunião, foram discutidos diversos temas relacionados ao financiamento e desenvolvimento da cultura em Teresina. Pedro Vidal, presidente do CMPC, destacou a importância da Audiência Pública como um passo fundamental na garantia dos direitos culturais da cidade. Ele ressaltou: “A audiência é um passo importante na garantia de direitos da Cultura de Teresina. Discutimos assuntos urgentes para nossa cidade: retorno da Lei A. Tito Filho, criação da Secretaria Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura”.

A discussão sobre a Lei A. Tito Filho, a criação da Secretaria Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura demonstra a preocupação do CMPC em promover políticas culturais abrangentes e eficazes, visando o desenvolvimento e a valorização do setor cultural teresinense.

A reunião também serviu como espaço para a troca de ideias e propostas entre os membros do conselho, evidenciando o compromisso conjunto em fortalecer a cultura em Teresina e torná-la acessível a toda a população.

O próximo encontro do CMPC está marcada para o dia 22 de Maio, de forma virtual, onde novas discussões e encaminhamentos serão realizados visando o avanço das políticas culturais no município, quem quiser saber mais informações de como acompanhar a reunião, pode acessar o instagram do conselho @cmpcteresina onde são repassados a comunidade todos os passos.