Diretor da ADH destaca importância da regularização fundiária urbana em encontro nacional

[ad_1]

O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH), Carlos Edilson, participa, em João Pessoa (PB), de evento para debater a importância da regularização fundiária urbana e sua implementação no Brasil, o Encontro Nacional Reurb. O evento reúne especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil, proporcionando um espaço fundamental para a troca de conhecimentos e experiências sobre um tema de extrema relevância para o desenvolvimento urbano. O encontro encerra, nesta sexta-feira (25).

A regularização fundiária urbana é um processo que visa a garantir o direito à propriedade e à moradia digna para milhões de brasileiros que vivem em áreas urbanas informais, onde a titulação da terra é precária ou inexistente.

Para Carlos Edilson, a Reurb é uma ferramenta essencial para promover a inclusão social, o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população. “A Reurb é um instrumento importantíssimo para promover a justiça social e a regularização de áreas urbanas, contribuindo para a redução das desigualdades e para a promoção da cidadania. O Governo do Piauí, em colaboração com outras instituições, tem desdobrado esforços para implementar a Reurb de forma eficaz no estado, beneficiando milhares de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade”, destacou o gestor.

A parceria da ADH com o Tribunal de Justiça do Piauí no Programa Regularizar tem simplificado e agilizado o processo de regularização de imóveis no estado. O grande objetivo da gestão do governador Rafael Fonteles, no que diz respeito à regularização de imóveis, é entregar 100 mil títulos de posse na área rural até o fim de 2026. Durante o relançamento do Programa Regularizar, que ocorreu no início de agosto, foram entregues mais de 1.700 registros.

Durante o encontro, foram debatidos diversos aspectos relacionados à regularização fundiária, incluindo os desafios jurídicos, urbanísticos e sociais envolvidos no processo, em especial, os gargalos em relação à aplicação da lei 13.465.

Os debates contam com a participação de renomados especialistas na área, que apresentaram estudos de casos e propostas para aprimorar a implementação da regularização fundiária em todo o país. As discussões e as ideias compartilhadas no encontro servirão como subsídio para a formulação de políticas públicas mais eficazes nessa área.

O evento é uma realização da Associação Brasileira de Cohabs (ABC) e Agentes Públicos de Habitação, o Fórum Nacional de Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) e o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap-PB).



[ad_2]