Diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam de mentoria

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou nesta terça-feira (15) a primeira aula da Mentoria de Diretores Escolares de Teresina, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, zona Norte da capital. A formação, que tem carga horária de 210 horas, ocorre com a tutela da Chefe da Divisão de Inspeção Escolar, Eusilene Ferreira, e da diretora do CMEI Joel Mendes, Fabiana Cruz. É uma parceria MEC/SEB-UFSCAR-SEMEC..

O objetivo da formação é preparar os gestores escolares a construírem um perfil comportamental para atuarem junto aos alunos e o quadro de funcionários das unidades de ensino, atendendo às demandas da gestão escolar em seus diversos contextos. Possui conteúdos específicos, como: gestão democrática; respeito à diversidade de pessoas e ações; apreciação de aspectos organizacionais como a liderança, a administração pedagógica e financeira; valorização do desejo e do sentido atribuído à vida e de como se pode perceber os desafios.

O curso é desenvolvido por meio de trocas de experiências, vivências e aprendizados entre pares, com prevalência em interesses coletivos. Os pressupostos teóricos e os princípios metodológicos estão fundamentados em uma cultura colaborativa, escuta ativa, a formação de si e do outro e a relação com os saberes dos diretores como objeto de trabalho escolar. A temática desta terça-feira tratou sobre a Busca Ativa da Cultura Colaborativa, com intuito de abordar as relações interpessoais dos diretores com os demais funcionários com os quais trabalha.

A aula, para além de ser uma introdução pedagógica ao curso, contou também com momentos de desenvolvimento emocional, como escrever as expectativas com o curso e pôr em garrafas de vidro. Os participantes também receberam um material para usarem durante o curso, um calendário, o plano de curso, um poema (recitado no início da aula) e uma folha de anotações.

A gerente Janaína destacou a importância de uma formação comportamental para os diretores de CMEIs e escolas municipais. “Eu já tive a experiência de estar na Rede de Educação e é visível que tem o perfil do diretor do CMEI e do diretor da escola municipal. Quando a gente chega em um ambiente, já temos uma carga de ideias e conceitos atribuídos e vamos ser introduzidos em um contexto adverso, portanto, é importante a relação de equilíbrio, a adequação do diretor ao ambiente da escola em que inicia seus trabalhos”, afirma.