A Escola Municipal Torquato Neto, localizada no bairro Beira Rio, zona Sudeste de Teresina, realiza o Plano de Intervenção de Aprendizagem para a avaliação de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O plano é implementado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) com estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Participam do Plano de Intervenção IDEB, 25 alunos do 5° ano na E. M. Torquato Neto, dentre as 221 crianças que estudam na instituição, nos turnos da manhã e da tarde. “Todos os anos as escolas que melhor se saem na avaliação são premiadas. Nós faremos o possível para trazer o primeiro lugar para a nossa unidade de ensino”, enfatiza o diretor da escola, professor Francisco Mesquita.
A escola compreende turmas das séries de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, contemplando essencialmente a última série no plano, visto que em 2023 a prova IDEB será realizada com alunos do 5º e 9º ano. O diretor Francisco afirma ainda que pretende aumentar a grade de aulas do preparatório com os alunos, as quais ocorrem às segundas, terças e quintas-feiras, a fim de fechar a semana inteira com aulas do preparatório.
A Semec implementa o plano de intervenção em três níveis e atende alunos com baixo desempenho com aulas de reforço para elevar sua proficiência, durante os meses de agosto a dezembro de 2023. Para além de servir como motor para a boa avaliação nacional dos níveis de aprendizado da educação, o preparatório também contribui para melhor desenvolvimento dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.
A prova ocorre em conformidade com a Matriz de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mecanismo de análise dos índices educacionais em prática no Brasil desde a década de 1990. Desde 2019, o Saeb passa por uma reformulação teórica e técnica, de modo a aprimorar técnicas e conceitos da avaliação e adequá-la às normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).