Alfabetizar todos os alunos do Ciclo de Alfabetização (2° Período ao 2° ano do Ensino Fundamental), garantindo o direito fundamental dos estudantes a ler e a escrever. Este é o objetivo do Projeto Alfabetiza Teresina, da Prefeitura da capital, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) em regime de colaboração com as unidades de ensino.
A Escola Municipal Laurindo de Castro, localizada na zona Rural do município, promoveu o lançamento do projeto de leitura “A Magia da Leitura e da Escrita”, que integra o projeto Alfabetiza Teresina. A ação teve como objetivo desenvolver a linguagem oral e escrita dos educandos, utilizando diversos tipos de texto, e especialmente, livros de contos para identificação dos elementos narrativos. Participaram alunos do 2º Período, 1º e 2º ano.
“A idealização do projeto tem uma importância relevante no desenvolvimento intelectual, social e cultural do indivíduo. Estimula a imaginação, criação, percepção, ampliando a visão de mundo dos nossos alunos.”, relata a diretora da Escola Municipal Laurindo de Castro, professora Raimunda Resende.
O sucesso do Projeto Alfabetiza Teresina, implementado há seis anos na Rede Municipal de Educação, reflete a consolidação do processo de ensino e aprendizagem na efetivação da alfabetização, desenvolvimento da prática leitora e da escrita ao demonstrar a progressão dos alunos.