A Escola Municipal Raimundo Adão será beneficiada por um projeto de saneamento, resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Águas de Teresina, o Instituto Aegea e o ICRH, braço social da Tigre. A iniciativa visa implementar o projeto “Escola Saneada”, que será oficialmente apresentado nesta quarta-feira (30), às 9h, na própria escola. O intuito é oferecer melhorias à unidade de ensino, localizada na zona rural de Teresina, por meio da instalação de um sistema de tratamento de água e esgoto, beneficiando os 156 estudantes matriculados.
Dentre as ações já executadas pelo projeto destacam-se a reforma completa do banheiro, a otimização do poço, com infraestrutura interna adequada para o abastecimento por meio dele, a introdução de um biodigestor, a criação de uma horta comunitária equipada com sistema de irrigação, a implantação de calhas para a captação e utilização de água da chuva em descargas sanitárias, jardins e hortas, além das intervenções civis e a pintura da escola.
“O projeto trouxe melhorias substanciais à infraestrutura hidráulica da escola, melhorando o fornecimento de água e, por consequência, a qualidade de vida das crianças que frequentam este ambiente. Também englobou a revitalização da horta da escola e uma pintura que deu nova vida aos espaços educacionais. Essas melhorias tangíveis são reflexo de um esforço colaborativo que transcende os limites do aprendizado em sala de aula”, disse a diretora Ana Maria da Costa.
Para além dos benefícios em saúde e qualidade de vida que o saneamento proporciona, ele também reduz a taxa de ausência escolar devido a doenças e contribui para o desenvolvimento humano.