Estatuto da pessoa idosa e finanças são abordados no CRAS de Olho D’água

O Centro de Referência de Assistência Social- CRAS, de Olho D’Água do Piauí, promoveu na manhã desta segunda-feira, (10), uma roda de conversa com grupo de idosos do grupo de Convivência.
Na ocasião foram apresentados os direitos inerentes à pessoa idosa, como os prioritários, previdência e demais direitos.

O Estatuto do Idoso é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
A Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso, dispõe sobre papel da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso com absoluta prioridade: a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito, à convivência familiar e comunitária.

O advogado Adiel de Brito afirmou que a palestra foi uma oportunidade de reafirmar as garantias da pessoa idosa através da informação, e segundo ele, “Envelhecer é um direito social e o Estado tem o dever de permitir um envelhecimento saudável em condições de dignidade, garantido pelas políticas públicas. Cálculos preveem um futuro em que um a cada três brasileiros será idoso a partir de 2050.
O desafio de lidar com essa previsão está em pensar a partir de hoje, os problemas e as oportunidades do envelhecimento da população; ressaltou também a importância de não fazerem empréstimos consignados e ficarem sempre espertos com as financeiras e outros.
A informação é uma grande aliada neste processo, finalizou o advogado”.
Na oportunidade ainda houve uma fala do coordenador estadual de atendimento a pessoa idosa, Justino Carvalho que relatou sobre a importância dos cuidados e sobre a garantia dos direitos da pessoa idosa.
Ao término, a equipe técnica do CRAS, agradeceu a presença de todos em nome da gestora da Assistência Social Calurinda Leal.

Deixe um comentário

444aae