FMS capacita conselheiros tutelares sobre os serviços de saúde para crianças e adolescentes

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou na manhã de hoje (30) uma capacitação voltada para conselheiros tutelares de Teresina. O tema foi o fluxo de atendimento para crianças e adolescentes nos serviços de saúde, com foco na saúde mental.

O treinamento teve como objetivo orientar os membros do Conselho Tutelar sobre serviços disponíveis para este público nos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e ambulatórios, além dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). “Teresina dispõe de um CAPS exclusivo para crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, além de problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas e suas famílias”, comenta Roberta Berté, diretora de Ações Especializadas da FMS.

O acesso aos serviços do CASPi se dá mediante demanda espontânea, busca ativa ou encaminhada, sendo que o processo de acolhimento será efetivado mediante triagem realizada por um profissional da equipe multiprofissional com psiquiatra, clínico geral, psicólogo, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, artesão, redutor de danos e técnico de enfermagem.

No local são realizadas atividades como: atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros); atendimento em oficinas terapêuticas; visitas e atendimentos domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias enfocando a integração da criança e do adolescente na família, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de inserção social; desenvolvimento de ações inter-setoriais, principalmente com as áreas de assistência social, educação e justiça; apoio matricial às equipes na atenção básica visando atendimento conjunto em situações complexas que envolve a saúde mental do território área.