FMS realiza atividades educativas sobre dengue

[ad_1]

Nesta terça-feira (4), a atividade aconteceu na UBS Santa Isabel Foto(Ascom/FMS)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está intensificando ações educativas no combate à dengue com palestras em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesta terça-feira (4), a atividade aconteceu na UBS Santa Isabel e, na segunda-feira ,foi na UBS Planalto Uruguai, zona Sudeste.

O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti e, em menor proporção, da espécie Aedes albopictus. A coordenadora da Regional Leste, Célia Santiago, explica que tem planejamento de ações. “Temos um cronograma anual e, nesse mês, priorizamos a dengue e, a partir do dia 17, iremos tratar sobre a hipertensão”, informa.

O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. É importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta acima de 38°C;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.

Deve-se reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, sempre que possível, ou manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas, capas e tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito Aedes aegypti.

Medidas de proteção individual para evitar picadas de mosquitos devem ser adotadas por viajantes e residentes em áreas de transmissão. A proteção contra picadas de mosquito é necessária principalmente ao longo do dia, pois o Aedes aegypti pica principalmente durante o dia.

[ad_2]

Deixe um comentário