[ad_1]
Mesmo sem ter ainda ocupado nenhum cargo eletivo, o líder político Belauto Bigode (PT), de 40 anos de idade, vem se consolidando nessa pré-campanha eleitoral de 2024, como sendo a maior força política do município de Alto Longá, na região Centro-Norte do Piauí, visando vencer as eleições de outubro próximo para o cargo de prefeito.
Carismático, humano e considerado homem de palavra firme na questão do cumprimento de promessas em relação às demandas da população mais carente, Belauto Bigode representa o sentimento de renovação no meio político local, sendo a esperança do povo em torno de uma gestão humanizada e compartilhada com quem realmente precisa das ações do poder público, notadamente as pessoas mais vulneráveis, esquecidas e abandonadas.
Com origem familiar no povoado Bacuri, zona rural de Alto Longá, filho do saudoso Chagas Bigode ou simplesmente Chagas da Alcinda, Belauto, no sábado (22) recebeu em sua casa de braços abertos a confirmação da adesão do atual vice-prefeito Marciel Sindô (PP), considerado um importante líder político, tendo sido o “fiel da balança” nas duas eleições que elegeram o prefeito Henrique César (PSD), em 2016 e 2020. Por sua vez, Sindô foi recebido em clima de festa pela família Bigode que pavimenta a cada dia, a estrada rumo a Prefeitura de Alto Longá. Marciel Sindô aderiu levando lideranças políticas aliadas, entre as quais, sua irmã vereadora e advogada Lanna Sindô e o seu pai Assis Sindô, ex-vereador por vários mandatos. Com a adesão da vereadora Lanna Sindô, a base de Belauto Bigode ampliou para seis vereadores no Poder Legislativo Municipal, sendo eles, Dudu Pacheco, Vagner da Emplacadora, Cícero Branco, Rúbia Leal e Socorrinha do Flávio do Teté, considerada maioria tranquila.
Nesse cenário, Belauto Bigode está bastante fortalecido e esvaziou a base do prefeito Henrique César deixando bem reduzida enfraquecida. Ao longo de 2023, recebeu adesões de importantes lideranças como os vereadores Cícero Branco e Rúbia Leal, além do suplente de vereador Manoel Macaco. Mais adiante, em dezembro último, foi a vez do ex-prefeito Flávio do Teté e sua mulher vereadora Socorrinha.