O grupo de elite da Guarda Civil Municipal (GCM), a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), realizou uma palestra sobre violência, educação e sociedade na Escola Municipal Clidenor de Freitas Santos, localizada no Parque Brasil, zona Norte de Teresina. A ação foi organizada pela diretora da instituição, professora Lindoneide Oliveira, pela diretora-adjunta, professora Lourdes Machado, e coordenada pela pedagoga Jaciara Machado.
A diretora-adjunta da escola destaca que a palestra tratou ainda sobre o papel da Guarda Civil em garantir a segurança às unidades de ensino da Rede Pública Municipal, bem como a da comunidade escolar.
“A compreensão por parte dos estudantes de que no dia a dia deve haver respeito mútuo, compreensão, disciplina e cumprimento dos deveres e obrigações facilita um ambiente mais acolhedor, com respeito às regras de boa convivência”, afirma a professora Lourdes.
David de Carvalho, professor de língua portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental na escola, educador que contribuiu com a coordenação da palestra, destaca que a iniciativa pretendeu trabalhar a indisciplina dos estudantes da instituição.
“Alunos que são entregues à desordem e a práticas de depredação não compreendem que a escola é um bem que desenvolve o estudante enquanto cidadão. A palestra mostrou os males que a criminalidade oferece”, afirma.
A reunião levou para 40 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental que estudam na instituição a importância da preservação do bom comportamento no ambiente escolar. O momento foi um importante alerta para trabalhar temáticas relativas à prevenção ao mal comportamento e criminalidade dentro e fora da escola, de modo a prevenir a destruição do patrimônio, conflitos com colegas, ensinar o modo de agir em situações de pânico, dentre outras temáticas pertinentes.