Mãe de Bolsonaro morreu após duas paradas cardiorrespiratórias

A mãe do presidente Jair Bolsonaro (PL) morreu, aos 94 anos, após duas paradas cardiorrespiratórias, na madrugada desta sexta-feira (21). As informações foram confirmadas pela prefeitura de Eldorado, cidade onde ela será velada e sepultada e que fica localizada no interior de São Paulo.

Olinda Bonturi Bolsonaro estava internada no Hospital São João, em Registro, no interior paulista, desde segunda-feira (17). Segundo informações apuradas pelo portal Olinda apresentou sinais de desidratação e foi hospitalizada. Ela foi diagnosticada com infecção urinária e desidratação e passou a ser medicada.

Na quarta (19), a idosa apresentou melhora. No entanto, na madrugada de quinta (20), ela teve uma broncoaspiração enquanto dormia e um dos pulmões ficou comprometido. Ela passou o dia debilitada e, na madrugada desta sexta (21), Olinda teve duas paradas cardíacas e não resistiu.

A mãe do presidente será velada e sepultada em Eldorado, ainda nesta sexta-feira. Segundo apurado pelo g1, o velório está previsto para acontecer no Salão Paroquial. O sepultamento será realizado no Cemitério Municipal de Eldorado em seguida.

Um vídeo feito em 2019 mostra Olinda cantando ao lado de Bolsonaro (assista abaixo):

Anúncio da morte

O anúncio da morte foi feito pelo presidente em suas redes sociais. “Com pesar o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade”, escreveu ele no Twitter.

Na mesma publicação em que anunciou a morte da mãe, Bolsonaro também afirmou que se prepara para voltar ao Brasil. O presidente cancelou viagem oficial à Guiana para ir ao enterro.

Bolsonaro viajou na manhã de quinta-feira (20) para Paramaribo, no Suriname, e chegou à cidade por volta de 12h, no horário de Brasília. Essa era a primeira parada da viagem que duraria dois dias e também incluiria a Guiana.