[ad_1]
O Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações (NUFPERPI) anunciou o lançamento de seu mais recente curso, intitulado “Cidades Inteligentes – Smart Cities”.
O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento regional por meio de suas conexões com o ambiente socioeconômico, com capacitações para ampliar o fornecimento de mão de obra qualificada e contribuir com uma academia como fonte estratégica de informação, conhecimento e inovação.
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 60 vagas e o novo curso promete ser uma oportunidade única para aqueles que desejam se especializar em uma área de constante crescimento e desenvolvimento. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, através do formulário eletrônico.
O curso terá 40 horas de duração, com aulas de 120 minutos de duração, onde serão debatidas ideias relevantes e inovadoras com o intuito de contribuir para o conhecimento de produção de tecnologias inovadoras para cidades inteligentes.
O professor Juan Aguiar, coordenador do NUFPERPI, explica que este curso fará uma introdução geral ao desenvolvimento de sistemas operacionais abertos no intuito formar profissionais capacitados em tecnologias inteligentes. Ele comenta que os participantes sairão com conhecimentos e habilidades para enfrentar os desafios da construção de cidades cada vez mais inteligentes no futuro.
“O curso fornecerá aos participantes uma visão abrangente sobre as tecnologias e sistemas necessários para tornar as cidades mais eficientes e conectadas. Com isto, buscamos concretizar sua visão de cidade inteligente em direção a um futuro sustentável, resiliente e próspero”, destaca o professor.
O professor lembra ainda que o curso permitirá que os participantes dêem um passo à frente no desenvolvimento de um modelo operacional aberto, colaborativo, centrado no cidadão e habilitado digitalmente para sua cidade.
Podem participar graduandos ou profissionais das áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciências da Computação e Engenharia Civil; técnicos em Eletroeletrônica, Eletrônica, telecomunicações e demais participantes que tenham certificados nas áreas de Gestão de Projetos, Princípios de Comunicação e Redes Ópticas Passivas.
As aulas do curso serão ministradas na modalidade híbrida, com aulas assíncronas e sendo realizadas às quintas-feiras, às 20hrs, e as aulas síncronas realizadas às terças-feiras, às 20hrs (Horário de Brasília). Haverá também encontros presenciais para aulas práticas, realizadas nos laboratórios do NUFPERPI. Para os alunos não residentes na região da Grande Teresina serão gravadas as aulas práticas e disponibilizadas depois.
Confira os módulos do Curso
Módulo 01 – INTRODUÇÃO A SMART CITIES
O que é uma cidade inteligente – smart city
O encontro de duas tendências;
A revolução digital;
Alavancas da mudança digital;
Desafio aos governantes;
Entendendo o conceito – por que smart city?;
Pilares de atuação;
Partes interessadas (stakeholders);
A base de uma smart city;
Indicadores e métricas.
Módulo 02 – OS ÂMBITOS DA SMART CITY
Os 6 (seis) âmbitos ou áreas da smart city;
Smart governance – gestão pública;
Smart economy – economia inteligente;
Smart people/education (smart educação/pessoas);
Smart living (segurança / sanidade e saúde);
Smart mobility – mobilidade;
Smart enviroment – meio ambiente;
Os objetivos de desenvolvimento sustentável – ONU.
Módulo 03 – ISO 37120 E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Os 100 indicadores (46 essenciais + 54 de apoio);
Comitê no brasil para a implantação da norma iso 37120:2014;
Modelo de avaliação das cidades;
Sistema de avaliação de cidades inteligentes.
Módulo 04 – TECNOLOGIAS UTILIZADAS E APLICAÇÕES
Smac – alavancas da mudança digital (mídias sociais, mobilidade, big data e bi, computação em nuvem);
IOT;
5g;
Fibras ópticas;
Sistemas de rádio.
Módulo 05 – ALGUMAS SOLUÇÕES DE SMART SOLUTIONS
Casos diversos
[ad_2]