[ad_1]
A Prefeitura Municipal de Teresina exonerou 275 servidores de cargos comissionados em pelo menos nove órgãos. Os decretos e portarias de exoneração foram publicados no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (23).
Foram exonerados servidores que tinham cargos nas secretarias de Defesa Civil (SEMDEC), Juventude (SEMJUV), Finanças (SEMF) e Administração (SEMA). Também houve exonerações nas superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs) Norte e Rural, além das fundações Municipal de Saúde (FMS) e Wall Ferraz (FWF). Também teve exoneração na Coordenadora de Assistência Militar do Gabinete do Prefeito.
- FMS – 166
- SEMDEC – 26
- SEMF – 25
- SEMA – 14
- Coordenadora da Assistência Militar – 11
- SAAD Norte – 10
- SAAD Rural – 9
- SEMJUV – 7
- FWF – 7
As exonerações fazem parte do ajuste fiscal anunciado no dia 11 de outubro, uma semana após o primeiro turno das eleições. O decreto, assinado pelo prefeito Dr. Pessoa (PRD) prevê uma redução de 30% no número de cargos comissionados. Além dos cortes de pessoal, outras medidas foram adotadas, como a suspensão de reajustes e convocação de concursados, criação de cargos, locação de veículos e outros serviços.
A gestão argumenta que há um “elevado” índice percentual de participação da folha da administração municipal direta.
Na semana passada, já havia ocorrido outras exonerações em massa. Só no dia 14, foram 40 servidores exonerados. Esse ‘exoneraço’ desta semana é o maior desde que foi instituído o decreto.
O decreto aponta, ainda, que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) deverá fazer uma redução de, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das verbas transitórias que compõem a sua folha de pagamento.