Piauí chega a 50% da população vacinada com imunização completa

Os dados do Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), desta segunda-feira (8), apontam que o Piauí já ultrapassou os 50% da população com a imunização completa, ou seja, pessoas que tomaram a primeira e segunda dose ou dose única dos imunizantes contra a doença.

O levantamento mostra que 1.696.382 pessoas completaram o esquema vacinal, ou seja, 51,70% da população.Ao todo foram aplicadas 4.161.945 doses em todo o estado e 2,46% das pessoas já receberam a dose de reforço. 

Piauí atinge 50% da população vacinada contra a covid-19Piauí atinge 50% da população vacinada contra a covid-19

100% da população vacinada com a primeira dose

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), anunciou na  sexta-feira (5), que o Piauí atingiu 100% da população acima de 18 anos imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Com a segunda dose, o estado chegou à marca de 70% da população completamente imunizada. 

São 2.329.446 pessoas no estado vacinadas com a D1(primeira dose) e 1.533.868 imunizadas com as duas doses ou dose única. Os dados são do Programa Nacional de Imunização (PNI). Os cálculos do Ministério da Saúde nos estados são feitos a partir do número de pessoas aptas a serem vacinadas. 

362 mil estão com doses atrasadas no Piauí

No Piauí,362.080 pessoas  estão  com  a  segunda dose  da  vacina  contra  Covid-19 atrasada há mais de 15  dias, apontou  a  segunda edição do Boletim VigiVac  da  Fiocruz  (Fundação Osvaldo Cruz) da Bahia.

Segundo a pesquisa da Fiocruz, 194.594  piauienses  estão  com  a  segunda vacina  da  Pfizer  atrasada; 93.251  estão com  a  segunda dose do imunizante da  AstraZeneca  atrasada e  74.235  habitantes  coma segunda vacina da Coronavac atrasada.

Importante concluir esquema vacinal 

Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, é importante que a população procure as unidades de saúde para se imunizarem.“Pedimos à população que conclua seu esquema vacinal porque só assim vamos todos ficar protegidos da doença e conseguir controlar a pandemia no estado,”, diz.

As vacinas utilizadas no Piauí são a CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson.

%d blogueiros gostam disto: