O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), fez um desabafo na manhã desta quarta-feira (14) sobre a crise na saúde de Teresina. O prefeito tirou uma folha da carteira que carregava no bolso e mostrou investimentos que foram feitos em hospitais municipais.
Com a folha em mãos, Dr. Pessoa afirmou que todos os hospitais da capital contam com o básico para funcionar e destacou que há recursos para as unidades estarem em pleno funcionamento.
Sem citar nomes, Dr. Pessoa pontuou que as situações instaladas em hospitais, a exemplo do Hospital do Buenos Aires e da Maternidade do Dirceu, ocorreram por “falta de atitude”. O ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, foi exonerado do cargo nesta semana. No lugar dele assumiu a enfermeira Clara Leal.
“Nós trabalhamos com liberdade. Fomos procurar nos hospitais se tinha dinheiro, eu até mostro aqui, o básico tinha, em todos os hospitais de Teresina tinha um pouco de dinheiro. Se não foi usada adequadamente[…] Mas, estamos cuidando. Estou mostrando o documento. Eu fui atrás de cada hospital. Faltou atitude, falta de dinheiro tem há mais de 10 anos o Governo Federal não vem repassando dinheiro. O melhoramento de investimento do SUS.
Foto: Paula Sampaio / Cidadeverde.com
Dr. Pessoa denunciou que Teresina vem sofrendo com a ausência de repasses do Governo Federal e disse que o Governo do Estado deve mais de R$ 15 milhões à Saúde de Teresina.
“Tudo isso, mas não saímos do trilho. Qual é esse trilho? Da democracia do estado republicano”, acrescentou.