Prefeito participa de audiência pública para dar início ao processo de regularização fundiária no Camboa

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, participou hoje (20) de audiência pública com moradores dos povoados Camboa II e III, zona rural Norte da cidade. O objetivo do encontro foi dar início ao processo de regularização fundiária do local, beneficiando 138 famílias.

O prefeito Doutor Pessoa relembra que, durante sua infância, morou na zona rural. Ele destacou a importância das comunidades rurais para o desenvolvimento da cidade.

“O homem precisa do campo. A comida que chega à mesa na cidade vem do campo. Não podemos e não vamos esquecer a zona rural. Esse é nosso modelo de gestão. Nós trabalhamos para o povo, porque credibilidade se conquista com atitude e resolutividade”, pontua o prefeito.

A presidente da Associação de Moradores, Ana Cristina, conta que espera por este momento há muitos anos. “Agradeço a Deus e ao Doutor Pessoa por essa oportunidade porque estou há 15 anos esperando por isso e hoje a gente vai conseguir. Para a gente, é mais do que maravilhoso, mais do que especial, porque o Camboa hoje está sendo reconhecido, graças ao Doutor Pessoa”, comemora.

Na audiência, foi informado aos moradores como se dará todo o processo. “O próximo passo é o cadastro das famílias, e aqui nós listamos todos os documentos necessários para esse cadastro. Depois enviaremos essas informações ao cartório para que seja confeccionado o título de posse desses imóveis. Esperamos, dessa forma, transformar a vida dessas pessoas”, afirma o presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), João Duarte.

A coordenadora de Regularização Fundiária da ETURB, Camilla Rosal, frisa que Teresina é um dos poucos municípios brasileiros que realiza a regularização fundiária de forma completamente gratuita e enfatiza que o documento representa a legitimação da posse dos imóveis.

“Não se faz isso sem vontade, sem um gestor comprometido com a população e com o desenvolvimento do seu município e com a implementação de políticas públicas para resolver os problemas do povo. Esse documento significa o reconhecimento legal da Prefeitura para que vocês continuem ocupando essas terras. A Prefeitura está legitimando vocês a ficarem aqui. É uma conquista de vocês, por serem uma comunidade unida e organizada”, declarou a coordenadora durante seu discurso aos moradores.

A coordenadora Camilla Rosal finalizou seu discurso afirmando que o levantamento que será feito durante o cadastro das famílias servirá também para identificar todas as demandas da região. “Esse cadastro é completo. Levaremos essas informações às secretarias competentes, para que elas implementem os serviços necessários”.