A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou nesta sexta-feira (25), o lançamento do novo Currículo da Educação Infantil do município. A nova formatação tem o objetivo de oferecer à sociedade teresinense um guia sólido para aprimorar a qualidade da educação nas primeiras etapas de formação. A solenidade aconteceu no Auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, com a presença do prefeito Dr. Pessoa, secretário de educação, Nouga Cardoso, gestores e educadores da rede municipal de ensino.
Dr. Pessoa ressaltou que o novo currículo é de altíssima qualidade, onde representa a realidade e a real necessidade para o desenvolvimento da educação infantil com qualidade na cidade de Teresina.
“É um currículo de altíssima qualidade, onde tenho certeza que aqueles que contribuíram com o currículo infantil são pessoas altamente qualificadas que conhecem a realidade da sala de aula. As nossas crianças vão aprender e desenvolver melhore seus conhecimentos com os novos métodos pedagógicos”, destacou Dr. Pessoa.
Um dos principais destaques do documento é sua total sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017. Durante sua elaboração foram realizadas análises minuciosas das Diretrizes Curriculares Municipais em vigor, pesquisa de documentos legais relacionados à educação infantil, estudo aprofundado da BNCC, bem como a investigação de contribuições teóricas, como a Neurociência. Foram realizados ainda estudos comparativos com currículos adotados por outros municípios e oficinas práticas e propositivas com gestores, pedagogos, professores e técnicos da Semec.
De acordo com o secretário de educação, Nouga Cardoso, a educação infantil de Teresina vive um momento histórico com a nova reformulação do currículo.
“É um momento de celebração, onde estamos lançando hoje o currículo da educação infantil de Teresina que nele consta diretrizes de como melhorar, fazer bem a educação de nossas crianças. Então, a gente gostaria aqui de homenagear, agradecer, reconhecer todos os profissionais da educação de Teresina que se esmeraram na confecção deste material, deste currículo, que estará à disposição de todos os professores e daqueles que fazem a rede municipal de ensino de nossa cidade”, enfatizou Nouga Cardoso.
As Diretrizes Curriculares do Município de Teresina, em vigor desde 2008, foram revistas e aprimoradas. O novo Currículo da Educação Infantil dispõe de cinco cadernos: Introdução; Bebês; Crianças bem Pequenas; Crianças Pequenas; e Boas Práticas. O intuito é que cada um deles seja um guia eficiente para a prática pedagógica, oferecendo orientações precisas para enriquecer a jornada educativa de bebês e crianças, promovendo uma educação pública de qualidade.
A gerente da educação infantil, Marinalva Sena, falou sobre o processo de reformulação do currículo e disse que vai nortear a prática pedagógica dentro dos CMEIS e escolas de Teresina.
“A reformulação do currículo, iniciou em 2020, mas teve que ser interrompida por conta da pandemia. Em seguida, retornamos com o processo. A reformulação vai nortear a prática pedagógica dentro dos nossos CMEIS e escolas. Destaco que a BNCC, as diretrizes curriculares nacionais nos dará todo o suporte daquilo que é trabalhado na educação infantil, sendo a criança como protagonismo principal. Atualmente, a rede municipal de ensino infantil de Teresina, possui 26 mil alunos, distribuído em 171 CMEIS e 23 escolas de ensino infantil”, explicou Marinalva Sena.