Prefeitura de Teresina participa do III Seminário Descentralizado da Primeira Infância no SUAS

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) participou nesta quinta-feira (24), no auditório Diferencial Buffet, do III Seminário Descentralizado da Primeira Infância no SUAS. O evento foi organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome e pela Secretaria Estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.

O III Seminário Descentralizado Primeira Infância nos Suas tem como objetivo disseminar uma agenda estadual integrada de diálogos e debates sobre a primeira infância no Suas, com escuta e reflexões dos anseios da população, tendo em vista a elaboração do plano estadual da primeira infância

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, que representou o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, a Política de Assistência Social tem a capacidade de promover a inclusão e até de salvar vidas.

“Eu sou muito grato a Deus e grato ao prefeito Dr. Pessoa, por me ter colocado nessa pasta. Eu sou advogado de formação, mas sou apaixonado, por essa Política de Assistência Social. Quando a gente vai no Serviço de Convivência, vemos idosos chegarem ali de muleta ou de cadeira de rodas e, pouco tempo depois, joga a muleta fora, não anda mais cadeira de rodas. E agora, estão dançando, pulando, brincando, que alegria, que bom! Isso faz com que a gente se encoraje, faz com que a gente, a cada dia mais, tenha determinação, a cada dia mais se entusiasme e busque fazer mais e mais”, ressaltou.

Para Regina Sousa, secretária da Sasc, a busca ativa de famílias que necessitam dos programas sociais precisa acontecer e ser fortalecida.

“Ontem, recebi uma reportagem de uma família, um marido e uma mulher numa casa em situação de calamidade. Não é casa, não é vida. Num município do Piauí. Significa que a busca ativa não chegou lá. É preciso ir na ponta conhecer para se sensibilizar”, destacou.

PROGRAMAÇÃO

O III Seminário Descentralizado da Primeira Infância no SUAS seguirá até sexta-feira, (25), de 8h às 12h, com oficinas temáticas de trabalho, oficina para visitadores do Programa Criança Feliz e oficina para Registro Civil e acesso à Justiça.