Prêmio Teresa Cristina: Prefeitura reconhece empresas que promovem a equidade de gênero

A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) promoveu a 2° Edição do Prêmio Teresa Cristina, que reconhece as empresas que promovem a equidade de gênero no mercado de trabalho.

A solenidade que compõe a programação especial do aniversário de 171 anos de Teresina, aconteceu na noite desta nesta quarta-feira (23), no SESC Cultural, localizado na Avenida Cajuína, zona Leste da capital.

Prêmio Teresa Cristina / fotos: Lucas Dias e Lucas Almeida – Semcom

Dr. Pessoa, prefeito de Teresina, destaca a importância do trabalho das empresas, em especial, o reconhecimento do trabalho feminino.

“Uma noite memorável, um momento para parabenizar e premiar as mulheres que fazem o empreendedorismo e inclusão. As mulheres são capacitadas tanto quanto os homens e por isso merecem cada vez mais espaço e reconhecimento. Por isso, ressaltou que esse reconhecimento é importante para todos”, afirmou o gestor municipal.

O Prêmio Teresa Cristina visa incentivar e valorizar as práticas que contribuem para a inserção, permanência e dignidade das mulheres no âmbito profissional.

“Hoje celebramos mais uma noite especial. Temos empresas de pequeno, médio e grande porte da nossa capital que serão homenageadas. Essas empresas trabalham a equidade de gênero. É importante celebrar esse momento, pois estamos falando de empresas que estão olhando mais para as mulheres. E essas empresas fazem parte dos critérios que são colocados desde que lançamos o edital desse prêmio e passaram por todos os critérios adotados. São empresas que merecem nossos parabéns e reconhecimento”, disse a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Karla Berger.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Iran Felinto, falou do reconhecimento do poder público no incentivo às empresas que trabalham de forma igualitárias.

“É um trabalho importante da Prefeitura, através da SEMDEC e da SMPM de está premiando e valorizando aquelas empresas que estão fazendo de forma igualitária tanto na parte salarial, quanto na parte de cargos e direção as mulheres no mercado de trabalho. É mais natural a prefeitura reconhecer e valorizar. É uma noite especial e estou feliz em fazer parte do evento”, declarou o secretário.

Prêmio

O Prêmio Teresa Cristina foi criado pelo Decreto nº 22.223, 14 de março de 2022, e é dividido em três categorias: pequena, média e grande empresa. Ao todo 14 empresas receberão o troféu Teresa Cristina por executarem práticas em busca da equidade de gênero dentro do mercado de trabalho.

Categorias e homenageados

A edição 2023 premiou as empresas em três categorias:

Pequeno porte: Carreira RH, Oncobem, Maria Brasileira e Silvia’s Hair;

Médio porte: Oncoclínica, Via Corpus, Cemitério Jardim da Ressurreição e Ferro Norte Industrial;

Grande porte: G3 Telecom, Águas de Teresina, Vilar Hospital de Olhos, Pax União, Ferro Norte e Hot Sat.

Izaqueline Sousa, é coordenadora na empresa Vilar Hospital de Olhos, uma das empresas homenageadas. Segundo ela, começou ainda na fase de estágio e hoje ocupa um cargo de liderança.

“Um sentimento de muita satisfação, orgulho e empolgação. Minha trajetória profissional começou na empresa ainda como estagiária e sentimos na prática a cultura da empresa em propagar a inclusão, a evolução profissional e pessoal. Atualmente estou na coordenação de ambulatório, é um time muito grande, são mais de 50 pessoas na minha gestão. Estamos trabalhando muito, inclusive na cultura de valorizar e incentivar as mulheres. Me sinto honrada”, comemorou a coordenadora.

Há 27 anos no mercado, a empresa Silvia’s Hair, se destaca no ramo da beleza . Silvia Meneses falou da alegria em receber a homenagem.

“O sentimento é de muita alegria e honra. Reconhecimento é algo que o profissional procura, que você seja reconhecido perante a sociedade e as pessoas pelo seu trabalho. É uma sensação de muita felicidade, de alegria”, pontuou.