Primeira Infância: Prefeitura de Teresina realiza 1º Encontro da Ciranda Formativa

A Prefeitura de Teresina, por meio da Agenda Teresina 2030, vinculada a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), realiza na manhã desta terça-feira (12), o 1º Encontro da Ciranda Formativa, uma estratégia de engajamento e capilarização da pauta da Primeira Infância entre as Secretarias Municipais. O encontro acontece no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Rua Magalhães Filho, n° 1772, na Zona Norte da capital), das 10h às 12h30.

A ação tem como propósito envolver gestores, servidores, equipes técnicas, na pauta da primeira infância; alinhar conhecimento sobre o tema; formar e consolidar a visão da gestão pública sobre as ações para a primeira infância; dar visibilidade e potencializar os programas, políticas e ações de primeira infância já desenvolvidas na cidade.

“Esse encontro tem como objetivo apresentar para as Secretarias envolvidas, a proposta de ciclos formativos intersetoriais sobre a primeira infância, articulado pela URBAN95 e o Município, sob a orientação do Centro de Criação de Imagem Popular – CECIP. As Secretarias envolvidas serão responsáveis pela realização das cirandas formativas, a serem efetivadas no período de setembro deste ano a março de 2024”, explica Gabriela Rodrigues, da coordenação especial da Agenda 2030.

As temáticas a serem abordadas nas cirandas formativas contemplam uma visão de criança como cidadã, sujeito de direitos, produtora de cultura e saberes. Tendo como referência as contribuições da psicologia, pedagogia, sociologia e neurociência trazidas pelo Plano Nacional da Primeira Infância. Os conteúdos a serem discutidos são comuns às mais diversas áreas como: saúde, educação, planejamento, assistência social, trânsito e transporte, finanças, cultura, esporte e lazer.

As Cirandas Formativas funcionam por meio de conversas mensais com especialistas, composta por um calendário de 4 encontros pré-definidos e outros 4 opcionais. Apresentação de temas relativos às políticas públicas para a primeira infância. Além de debates sobre o tema nas políticas públicas.