O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nossa Senhora Maria Auxiliadora decidiu inovar em seu projeto de leitura e escrita que integra o Alfabetiza Teresina, executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) em parceria com as unidades de ensino. Com o intuito de tornar o aprendizado mais lúdico e inclusivo para todas as crianças, a pedagoga Socorro Melo desenvolveu o “Fábulas que Encantam”.
A fábula, sendo um gênero literário atemporal, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e aprimoramento dos sentidos infantis. Elas oferecem às crianças uma compreensão simplificada e efetiva do mundo ao seu redor, estimulando a imaginação e promovendo valores.
O CMEI atende crianças com idades entre 3 e 5 anos (Maternal ao 2° Período) e a proposta do projeto de leitura era proporcionar momentos semanais de encanto, brincadeiras e aprendizado através das fábulas. Todas as quintas-feiras os alunos eram fascinados por narrativas envolventes, apresentadas pelas professoras da unidade de ensino, cada uma responsável por uma fábula.
“A apresentação das fábulas não se limitava à leitura, mas envolvia também encenações e atividades interativas. Ao final de cada apresentação as crianças recebiam uma lembrancinha para levar para casa, criando uma conexão afetiva com a história do dia”, explica a diretora do CMEI, professora Cristiane Carvalho.
Após a apresentação da fábula, as professoras desenvolveram atividades que contextualizavam o conteúdo com a história do dia, proporcionando uma experiência completa de aprendizado. A culminância do projeto foi marcada por uma apresentação especial. A professora Silvia Andreia, do I Período A, encantou as crianças ao se vestir de Fada Azul, proporcionando um momento mágico e inesquecível.
A diretora Cristiane Carvalho, expressou sua gratidão à equipe pelo total engajamento, desenvolvimento e compromisso com a aprendizagem das crianças. “O projeto Alfabetiza Teresina não apenas alfabetiza, mas também inspira e encanta, tornando o processo educacional uma experiência única e marcante para os pequenos alunos”, conclui.