Projeto Escola e Família dialoga sobre bullying na Escola Deoclécio Carvalho

Para fortalecer e integrar a participação da família na escola, inicia-se com uma boa comunicação, tanto entre os pais com a unidade de ensino, bem como entre famílias e seus filhos. Com esse objetivo, a Escola Municipal Deoclécio Carvalho, localizada na zona Rural Leste de Teresina, recebeu a ação do Projeto Escola e Família, que tem como objetivo contribuir para essa aproximação, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semec). A ação teve como abordagem o tema bullying e contou com a participação dos alunos do 4º e 5º ano.

O bullying considerado escolar traz inúmeras consequências negativas para a criança, algumas delas podendo ser bem graves, inclusive. Isolamento social, perda de motivação, redução no rendimento escolar e traumas psicológicos são apenas alguns exemplos de como este tipo de agressão pode prejudicar a criança que se torna uma vítima.

A atividade teve como objetivos combater, prevenir e apresentar uma maior conscientização sobre o tema, como também respeito às diferenças. A diretora da escola, professora Wânia Maria, avalia como bastante relevante a realização da ação. “É muito importante falar sobre bullying na escola porque se faz necessário conscientizar os alunos, professores e toda equipe escolar que o bullying é uma realidade que causa grandes prejuízos”, destaca a gestora.

A aluna Heloísa Marília da Silva Azevedo, do 5 º ano, acredita que “o bullying é algo ruim e é preciso respeitar a todos. A palestra foi ótima, pois aprendemos que existem vários tipos de bullying e que nunca devemos julgar o que o outro está sentindo, devemos também ajudar os colegas que sofrem bullying, comunicando para a direção da escola”, concluiu a aluna.

A palestra na Escola Municipal Deoclécio Carvalho veio para reforçar ainda mais a importância de se combater o bullying no ambiente escolar e proporcionar aos alunos e toda comunidade escolar uma reflexão sobre a participação da família na escola, estreitando esses laços.

Alunos da Escola Municipal Deoclécio de Carvalho