SAF participa de inauguração de Casa de Farinha em São João do Piauí

O Superintendente do Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Ribeiro, participou na manhã desta sexta-feira (15), da inauguração do Centro Integrado de Beneficiamento da Mandioca no assentamento Saco Curtume, no município de São João do Piauí.




A obra, que beneficiará 38 famílias, foi realizada por meio de parceria entre o Governo do Estado, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a Secretaria de Agricultura Familiar com apoio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). Foram investidos R$ 310.385,00 (trezentos e dez mil e trezentos e oitenta e cinco reais).

Para o morador do assentamento Domingos Alsenabad, a implantação da casa de farinha é uma grande oportunidade, pois os moradores vão ter a oportunidade de aumentar a produção e melhorar a qualidade de vida. “Eu espero que tudo melhore para mim e para todos os moradores do assentamento”.

O superintendente do Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Ribeiro, explicou que o centro integrado de beneficiamento da mandioca é composto por três etapas, a casa de farinha que cuida do beneficiamento da mandioca, a unidade de propagação rápida de maniva onde é feita a produção de mudas e o sistema de eletrificação com energia eólica. “É essa a estrutura que está montada aqui no assentamento”, frisou Ribeiro.

O gestor acrescentou ainda que o objetivo dessa obra é acelerar o processo de beneficiamento da mandioca e aumentar a produtividade. “Toda essa estrutura vai proporcionar uma maior produtividade, e além dos equipamentos que já foram instalados, vamos implantar também um biodigestor, que irá aproveitar toda manipueira produzida pela casa de farinha e transformar em biogás e biofertilizantes” ressaltou. Dentre os itens adquiridos no projeto estão a unidade de processamento de mandioca com 120 m2; equipamentos para beneficiamento da mandioca (fornos, prensas, cevador, classificador, moinho triturador, balança); unidade de propagação rápida da mandioca com 1 hectare de mandioca irrigada, subestação de energia solar capacidade/mês de 1.384kwa; Aq, Kit de informática (notebook, impressora, tela de proj. e data show e a Construção de cisterna.

Dona Maria Alcir dos Santos, moradora e membro da associação, falou como era antes e o que espera com essa mudança. “Aqui, quando a gente começou era muito difícil e para conseguir moer nosso plantio tinha que pagar e agora vamos poder fazer isso aqui mesmo em nosso assentamento, tem tudo para melhorar”, pontuou Maria.

A solenidade contou com a presença do governador Wellington Dias, do diretor-geral do Emater-PI; Francisco Guedes, do deputado estadual; Fábio Novo, e da deputada federal; Rejane Dias.