A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)de Teresina participa na manhã de hoje (31) do comboio que acompanha o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, na visita a Teresina. Os profissionais estão de plantão para atender qualquer ocorrência de saúde nos eventos oficiais.
Segundo o diretor do SAMU, Eliel dos Santos, foram deslocadas uma ambulância de suporte básico e uma de suporte avançado para a ação. Um total de 6 profissionais (entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores de ambulância) estão prestando atendimento. “As equipes acompanharão o percurso do presidente durante o evento de hoje pela manhã. À noite não haverá ambulâncias, porém a regulação está de sobreaviso para em casos de emergência”, explica.
Ainda de acordo com o diretor, faz parte do protocolo oficial a presença do SAMU no translado de Presidentes, para garantir suporte em caso de alguma emergência. “Nossas equipes são treinadas para diversas situações e estão preparadas para essa missão. Passamos por várias reuniões, treinamento e tenho convicção que faremos a missão com êxito”, finaliza Eliel dos Santos.
O SAMU de Teresina atende casos de urgência pelo fone 192 durante 24 horas e todos os dias da semana. O Serviço do SAMU tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.