Semam adere à causa animal no Abril Laranja

[ad_1]

 

A equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Semam grava vídeo promocional da ação Abril Laranja com Carla Santana. Foto (Asco/Semam)

Para marcar o Abril Laranja, campanha dedicada à conscientização e prevenção contra a crueldade animal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) criou uma série de ações ao longo deste mês.

Criada pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Semam, a campanha inclui doação de ração a partir desta quarta-feira (5) até o dia 5 de maio na sede da secretaria, no Parque da Cidade, zona Norte da capital, e, na quarta-feira (12), uma blitz com faixa na avenida Frei Serafim.

“Resolvemos repetir o que fizemos na avenida Raul Lopes, em março, no Dia Mundial da Água, pois a ideia foi muito bem recebida”, afirma Naisis Castelo Branco, gerente do NEA. “Desta vez, entregaremos aos motoristas e motociclistas, no sinal vermelho, material educativo sobre os maus-tratos contra os animais e saquinhos de ração para quem for dono de pet.”

Parceiros do Abril Laranja Semam, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí – OAB/PI – por meio da Comissão de Proteção e Defesa Animal (CPDA), cuja presidente, a advogada Dárcia Alencar, fará palestra na Escola Municipal Parque Itararé, e o empresário do ramo de entretenimento Bruce Cordão, que oferecerá descontos nos ingressos para o projeto Pagode do Bruce para quem doar 1 quilo de ração pet.

A campanha

Criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), o Abril Laranja está presente em todas as partes do mundo. No Brasil a Lei Federal 9.605/98, no artigo 32, prevê multas e detenção de 2 a 5 anos se provados maus-tratos a quaisquer tipos de animais, sejam domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. Consistem em maus-tratos atos como:

Não oferecer água e comida diariamente;
Manter o local em que o animal vive em estado precário de higiene;
Manter o animal em espaços de inadequados para o seu porte;
Deixar o animal preso a correntes ou cordas;
Negar assistência veterinária;
Obrigar o animal a trabalhar em excesso desconsiderando suas necessidades e/ou força;
Utilizar para rinhas, espetáculos ou situações de risco e/ou que causem pânico e estresse;
Machucar ou mutilar (incluindo procedimentos como conchectomia ou caudectomia);
Envenenar qualquer espécie;
Abandonar;
Traficar animais silvestres;
Exterminar animais.

Além disso, o preconceito contra certas raças – como o Pitbull e o Rottweiler – podem se enquadrar como maus-tratos, já que o comportamento canino geralmente é moldado pela forma como o animal é criado.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), hoje cerca de 30 milhões de animais estão abandonados no Brasil. Cães e gatos idosos são a maioria desse número.

Confira o calendário da programação do Abril Laranja Semam

Campanha de Doação de Ração

A Semam realizará um mês de campanha de doação de ração com o objetivo de desenvolver a empatia e cuidado com os animais de rua. O ponto de coleta será na sede da secretaria. A ação ocorrerá em parceria com o Pagode do Bruce, que vai oferecer descontos em ingressos para os eventos do projeto e outros benefícios para clientes que doarem 1 quilo de ração para cães e gatos.

Quando: Quarta, 5/4 a sexta, 5/5
Ponto de arrecadação:
Semam / Parque da Cidade
Avenida Duque de Caxias, 3520
Primavera

Blitz Animal

Entrega de material educativo no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa cujo conteúdo tem o objetivo de conscientizar sobre os maus-tratos contra os animais. Com o material será entregue saquinho com ração pet.

Quando: Quarta, 12/04, a partir das 8h
Local: Cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa

Pet Day Semam

Apoiando o movimento pet friendly, a Semam realizará o Pet Day, convidando os servidores a trazer os seus animais de estimação para um dia de expediente. A ação busca reduzir o estresse e gerar maior produtividade no ambiente de trabalho.

Quando: Sexta, 14/04, 8h
Loal: Semam (ação interna)

Hoje é Dia de Bicho

Palestra de conscientização sobre o bem-estar animal em parceria com a OAB/PI por meio da Comissão de Proteção e Defesa Animal (CPDA). A palestrante é Dárcia Alencar, advogada e presidente da CPDA. Na mesma manhã, haverá apresentação de teatro de bonecos em parceria com a Fundação de Cultura Monsenhor Chaves.

Quando: Quarta, 19/04
Local: Escola Municipal Parque Itararé
Rua Jornalista Antônio Diniz, 2834, Bairro Parque Itararé

No NEA, Claudia Veras, Naisis Castelo Branco, Zaira Fontinele, Iza Mata e Raylinne Xavier apresentam o material que será entregue na blitz da Frei Serafim. Foto (Ascom/Semam)

[ad_2]

Deixe um comentário