[ad_1]
Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), participou nos dias 10 e 11 de março, no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, no Bairro Saci, região Sul de Teresina, da segunda edição do Projeto Cidade Inclusiva com o Jardim Sensorial.
O projeto idealizado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA), teve sua estreia na primeira edição do evento, em dezembro de 2022, e seu sucesso fez a equipe organizadora do Cidade Inclusiva – a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid/PI) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/PI) – repetir o convite.
Na abertura do evento, a gerente do NEA, Naisis Castelo Branco recebeu o governador Rafael Fonteles, os secretários estaduais de Educação, Washington Bandeira, de Assistência Social, Regina Sousa, e da Seid/PI, Mauro Eduardo, e a secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, cuja pasta é vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. “O Piauí é referência na questão da inclusão. Estamos à disposição do Ministério para mostrar a nossa experiência, inclusive, com a descentralização dos serviços para vários tipos de deficiência. Vamos criar este ano um centro especializado no tratamento das pessoas com espectro autismo, envolvendo as famílias”, afirmou Rafael.
Sucesso de novo
Os dois dias de evento consagraram o Jardim Sensorial da Semam. Foram centenas de visitantes, de todas as idades e formações, incluindo estudantes da rede municipal de ensino, deficientes visuais, pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes e profissionais que trabalham com a inclusão, conheciam o conceito de um Jardim Sensorial, mas ainda não o tinham vivenciado. “Foi gratificante receber o aval não apenas dos organizadores, o que inclui o Governo do Estado, mas do público, que, desde a primeira edição abraçou o projeto com imenso carinho. No nosso segundo dia, em dezembro, era dia de jogo do Brasil na Copa, e mesmo assim, o Jardim Sensorial e toda a Cidade Inclusiva estavam cheios de visitantes”, afirmou Naisis.
Segundo ela, que recebeu ainda as visitas de políticos como os deputados Fábio Novo e Franzé Silva, este presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, o Jardim Sensorial é uma experiência imersiva na qual o visitante é convidado a aguçar os sentidos ao atravessar uma instalação onde a visão é despertada pelas diferentes cores e formas das folhagens, o olfato é aguçado pelo cheiro das plantas, a audição pelos diferentes ruídos, o tato pelas diferentes texturas percebidas com auxílio das mãos ou pés e o paladar por meio de degustações, no caso, chás e os diferentes tipos de méis do Projeto Arandu – Saberes e Práticas com Abelhas. O Jardim também é acessível a cadeirantes e é dotado de placas em braile.
O Cidade Inclusiva se propõe a facilitar a socialização das informações e o acesso aos serviços prestados pelas redes pública e privada de atenção às pessoas com deficiência e terá mais duas edições até junho deste ano, em diferentes regiões da cidade. Há ainda planos de levar o projeto para o interior do Estado, segundo o titular da Seid/PI, Mauro Eduardo.
[ad_2]