A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou nesta terça-feira (18), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor), uma reunião com diretores da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Teresina a fim de repassar orientações sobre o preenchimento do Censo Escolar 2024, bem como fazer um treinamento para a utilização da plataforma Educacenso.
O coordenador municipal do Censo, Carlos Augusto, explica que esse levantamento de dados é necessário para monitorar o desenvolvimento da educação em Teresina e para o planejamento e tomada de decisões na área educacional. “O Censo permite que nós conheçamos e avaliemos os impactos de programas e políticas de ensino e aprendizado adotados na Rede. Através das informações repassadas é que são desenvolvidas as políticas públicas do município e por meio delas que vem os recursos para as unidades de ensino”, pontua.
Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo Escolar é realizado em regime de colaboração junto às secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
No evento promovido pela Semec, que é realizado todos os anos, também foi explicado aos gestores todas as etapas e prazos do Censo, assim como a maneira correta de preencher os formulários exigidos. Na primeira etapa do Censo serão repassadas as informações dos alunos, dos professores e das escolas. Nesta quarta-feira (19), acontecerá o encontro com os diretores das escolas de Ensino Fundamental.
A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Castro Alves, Liza Mariana, conta que a participação no evento é significativa devido ser a oportunidade de dialogar e tirar dúvidas em relação ao Censo Escolar. “Esse levantamento é de extrema importância porque garante recursos financeiros para a escola. O CMEI tem apenas cinco anos, então é fundamental estarmos informando a nossa realidade para que possamos continuar aperfeiçoando a nossa unidade de ensino e beneficiando toda a comunidade escolar”, conclui.